Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Projeto inovador leva estudantes a desafio internacional

Notícias

Projeto inovador leva estudantes a desafio internacional

Desenvolvido por estudantes de Engenharia Mecânica do Campus Caruaru, projeto participa do 6º Desafio ESSS de Modelagem Computacional
por publicado: 15/04/2016 18h10 última modificação: 19/04/2016 11h33

Um grupo de estudantes de Engenharia Mecânica do IFPE-Campus Caruaru concorre no 6º Desafio ESSS de Modelagem Computacional, uma competição internacional que premiará projetos inovadores na área de tecnologia. Com alcance social, o trabalho apresentado pela Equipe Zeta propõe o uso de uma nova estrutura física nas bancas da Feira de Caruaru, o que poderá solucionar problemas frequentes dos comerciantes.

Orientados pelo professor Felipe Augusto Cruz, os alunos Aluscka Aretuza, Pedro Natanael e Romulo Medeiros idealizaram um protótipo de barraca que recebe até sete vezes menos tensões e vinte vezes menos deformações que as estruturas utilizadas atualmente. Para chegar a esse resultado, a equipe fez uma ampla pesquisa, buscando saber, entre os próprios feirantes, o que poderia ser melhorado, tanto em questões estruturais quanto estéticas, levando-se em consideração o tipo de material comercializado.

O processo de avaliação do concurso envolve duas etapas. Até o dia 22 deste mês, os projetos enviados pelas equipes estarão disponíveis no YouTube para votação dos internautas. Para se ter o resultado desta fase, serão contabilizados os números de “curtidas” nos vídeos de cada equipe. A outra parte do argumento de classificação será obtida pela avaliação de uma comissão julgadora formada por engenheiros especialistas em simulação.

O trabalho vencedor será apresentado no Convergence – ESSS Conference & ANSYS Users Meeting, tradicional fórum de discussão para usuários de software em engenharia da América do Sul, que este ano acontece em São Paulo. A equipe escolhida receberá o prêmio de 15 mil reais e vagas em cursos de treinamento. Os professores responsáveis indicados pelas três equipes finalistas ganharão uma licença gratuita de pesquisa acadêmica válida por 01 (um) ano.

O trabalho dos estudantes do IFPE destaca-se entre os demais pelos possíveis benefícios à comunidade local. Com mais de 200 anos, a Feira de Caruaru é uma das maiores feiras ao ar livre do mundo. Declarada patrimônio cultural e imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a feira ocupa uma área de aproximadamente 40mil m². São mais de 11 mil bancos cadastrados, 8 mil feirantes com alvará, 1500 lojas comerciais fixas, 170 bares e lanchonetes, gerando aproximadamente o giro de R$1 milhão de reais em cada feira.

Confira e curta o vídeo sobre o projeto.

Mais informações sobre o 6º Desafio ESSS de Modelagem Computacional