Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Projeto Outras Palavras desembarca no IFPE

Projeto Outras Palavras desembarca no IFPE

Instituto recebeu a doação de 16 kits de livros de escritores pernambucanos para reforçar as bibliotecas dos campi
por publicado: 07/04/2016 18h40 última modificação: 07/04/2016 18h40
Exibir carrossel de imagens Ascom IFPE Projeto busca estimular o hábito da leitura entre estudantes

Projeto busca estimular o hábito da leitura entre estudantes

O IFPE abriu suas portas, nesta quinta-feira (7), para receber o projeto Outras Palavras. Promovido pela Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, a iniciativa busca promover o acesso de estudantes à literatura pernambucana por meio da doação de livros.O Instituto recebeu 16 kits com obras de autores pernambucanos, que serão distribuídos em cada um dos campi, visando reforçar o acervo das bibliotecas.

A solenidade de entrega contou com a presença do secretário de Cultura do estado, Marcelino Granja, e da presidente da Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Solto, que destacou a importância do projeto. “Esse projeto atende a duas perspectivas. Uma de fazer com que cada vez mais os estudantes desenvolvam o hábito da leitura e a outra de incentivar a leitura de obras de autores pernambucanos”, explicou.

A Diretora de Extensão do IFPE, Jeanne Medeiros agradeceu a doação.“Para nós que fazemos o IFPE é uma felicidade recebermos esses kits. Esperamos que com isso estimular ainda mais o interesse dos alunos pela literatura e fazer com que futuramente alguns deles se tornem autores também”, disse.

A programação ainda contou com um debate entre os escritores vencedores da primeira edição do Prêmio Pernambuco de Literatura, Bruno Liberal e Delmo Montenegro. A conversa, que teve a participação dos estudantes, foi mediada pela escritora Cida Pedrosa. Integrantes do grupo Arte em Movimento, do Campus Recife, também apresentaram a performance baseada no livro “Rinoceronte Dromedário”, de autoria do Pernambuco Helder Erick.

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do mestre de coco Galo Preto, considerado Patrimônio Vivo da cultura pernambucana.

O projeto - Outras Palavras é uma ação continuada e estratégica da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria Estadual de Cultura. Em 2015, ano de seu lançamento, o projeto atingiu estudantes e professores de 120 Escolas Técnicas e de Referência da Região Metropolitana do Recife, com a entrega de 1.440 livros para as bibliotecas desses centros educacionais.

registrado em: ,