Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Reitora do IFPE participa de audiência pública sobre violência nas escolas

Reitora do IFPE participa de audiência pública sobre violência nas escolas

Reunião foi convocada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco
por publicado: 20/06/2019 00h00 última modificação: 03/07/2019 16h01
Exibir carrossel de imagens Roberta Guimarães/Alepe

A reitora do IFPE Anália Ribeiro participou, na última quarta-feira (19), de uma audiência pública sobre a violência no ambiente escolar, realizada  na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Convocado pela Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância e pela Comissão de Educação, o encontro contou com a presença de deputados estaduais, gestores e representantes de movimentos sociais.

Na ocasião, membros da Ong Visão Mundial apresentaram dados de uma pesquisa indicando que mais de metade de crianças e adolescentes de 67 escolas brasileiras disseram se sentirem inseguras no local onde estudam. O levantamento, realizado em 2018, mostra dados do Recife e de outras seis cidades do País. A sensação de insegurança é maior entre crianças e jovens com deficiência, negros e do sexo feminino. Dos entrevistados, 84% afirmaram ter presenciado brigas entre alunos no colégio. Cerca de um terço deles relata sofrer ameaça, abuso físico ou xingamento na escola e têm aulas canceladas em razão de tiroteio ou confusão no entorno de onde estudam.

Para a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância, deputada Simone Santana (PSB),  o debate sobe o tema é extremamente importante para o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao ambiente escolar. “A violência nas escolas depende de múltiplos fatores, desde a convivência familiar, o caminho até o colégio e estigmas sociais”, observou a parlamentar.

Em seu pronunciamento, a reitora Anália Ribeiro destacou que a violência no ambiente escolar é o exato oposto do processo democrático. “A violência sempre representa um interdito a tudo que a pessoa é e pode ser. As pessoas em situação de violência perdem a capacidade de exercer seu poder na sociedade. Esse é um malefício adicional da violência, além de todos os outros prejuízos. A educação faz com que as pessoas desenvolvam todo o seu potencial e, por isso, ela tem que ser um libelo permanente e expansivo sobre o enfrentamento da violência”, afirmou.

Karina Lira, assessora nacional de proteção à infância da ONG Visão Mundial, propôs que as soluções devem partir de uma ampla articulação. “A escola precisa responder juntamente a uma rede de proteção composta por assistência social, apoio socioeducativo, saúde, conselho tutelar e a própria Justiça. Essas instituições podem fazer o trabalho de pensar aquele território, com ações de prevenção e também de identificação e suporte às crianças que já são vítimas da violência identificadas no âmbito escolar”, acredita.

O deputado Romário Dias (PSD), que preside a Comissão de Educação, defendeu que os parlamentares, por meio do colegiado procurem caminhos para enfrentar o problema. “Pretendemos providenciar, em agosto, uma nova reunião com a presença de representantes do Ministério da Educação porque acreditamos que o MEC não está entendendo ainda as necessidades do País”, informou.

Também participaram do encontro Dulcicleide Amorim (PT), Juntas (PSOL), Professor Paulo Dutra (PSB), Sivaldo Albino (PSB), Teresa Leitão (PT) e William Brigido (PRB).