Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Segundo dia do 'Células Empreendedoras' com palestras e formação de equipes

Segundo dia do 'Células Empreendedoras' com palestras e formação de equipes

Programação, que segue até sabado (1º), conta com a participação de cerca de 180 estudantes de do IFPE
por publicado: 28/08/2018 11h35 última modificação: 28/08/2018 14h12

O auditório do Campus Recife sediou nesta terça-feira (28) as atividades do segundo dia do Programa Células Empreendedoras 2018 no IFPE. A programação envolveu palestras, observatório de problemas e a formação de equipes para a maratona.

Durante a palestra Como se preparar para um mundo sem emprego, o professor Genésio Gomes, doutor em Tecnologiapalestra.JPG e Educação e idealizador do programa Células Empreendedoras, destacou que o grande desafio é deixar de pensar em carreira e emprego para se desafiar a resolver um problema. “As pessoas costumam olhar o vazio e se preocupar com o não ter o que fazer. É preciso criar nosso próprio emprego. Saber o que sonha, o que você quer para poder sair de casa, resolver um problema e conquistar autonomia”, ressaltou.

Diferenciando a indústria tradicional da indústria criativa, o docente apontou o desenvolvimento de startups como um grande celeiro de inovação e de se fazer o que gosta. “O foco não é construir coisas, é resolver problemas reais das pessoas. Você só vai chegar nesse lugar de ter brilho nos olhos se sair da zona de conforto e começar a inovar”, enfatizou.

Oseias.JPGÉ exatamente esse brilho nos olhos que veio buscar o estudante Oseias Ferreira, que cursa o técnico em Informática para Internet no Campus Jaboatão. Ele, único aluno do campus a participar do evento, conta que é a primeira vez que participa desse tipo de desafio. “Está sendo muito rico de incentivo. Estou aqui para tentar descobrir o que pode me trazer brilho nos olhos”, ponderou. A maratona dos próximos quatro dias quatro dias será voltada à formação de estudantes empreendedores e ao desenvolvimento de startups modeladas com ideias de alto valor agregado. O objetivo é transformá-las em negócios e parcerias a serem firmadas entre os diversos participantes do evento.

As melhores equipes serão premiadas com troféus e programa de formação. Ao final das maratonas nacionais, será realizada uma conferência onde os resultados de todos os projetos serão apresentados à comunidade.

CÉLULAS EMPREENDEDORAS - É um programa/metodologia idealizado pelo professor Genésio Gomes e voltado à criação e ao desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora em universidades, empresas e institutos federais. Além do IFPE, sediarão as maratonas do programa os institutos federais de Goiás, Rio de Janeiro, Paraíba, Rondônia e Paraná. Segundo dados contabilizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext), cerca de 180 estudantes da instituição estão participando do encontro que segue até o próximo sábado (1º).