Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Lançada chamada para capacitação de estudantes Oficinas 4.0

Lançada chamada para capacitação de estudantes Oficinas 4.0

Submissões podem ser realizadas até dia 30. Serão contemplados, no máximo, dois projetos por campus
por publicado: 07/10/2021 12h06 última modificação: 07/10/2021 12h20

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) lançou uma chamada pública para apoio à implementação das Oficinas 4.0.  As submissões dos projetos podem ser realizadas até o dia 30 de outubro. Os interessados devem enviar toda a documentação exigida no edital.

A chamada nacional destinará R$ 2,75 milhões para implementação das “Oficinas 4.0” em 110 projetos, sendo aceitas somente duas inscrições por campus. Os projetos selecionados serão contemplados com recursos financeiros de até R$ 25 mil para concessão de bolsas aos estudantes envolvidos.

O edital tem o objetivo de promover a imersão de estudantes em um ambiente de conhecimento empreendedor e inovador demandados pela Economia 4.0, além de capacitar professores e estimular a aproximação das instituições federais de educação profissional e tecnológica com o setor produtivo.

Os campi deverão disponibilizar infraestrutura apropriada para realização dos projetos,  garantindo espaço físico climatizado com acesso à internet e instalações elétricas adequadas, necessários à realização das oficinas e ao desenvolvimento do projeto de inovação tecnológica. As unidades selecionadas deverão dispor de laboratório com impressora 3D, CNC, óculos de realidade virtual, computador com placa gráfica, CLP, placas de desenvolvimento com microcontroladores arduino e Raspberry PI, conforme descrito no item 7.3.1 do edital.

Outro pré-requisito exigido é apresentar nos projetos de inovação, no mínimo, uma instituição parceira do setor produtivo, sendo pública ou privada. Apenas serão aceitas propostas que contenham carta de apoio do dirigente máximo do campus proponente, ficando a cargo desse gestor produzir o documento com até, no máximo, duas propostas, o qual será anexado no ato da inscrição. Cada campus possui autonomia para definir como será o processo de seleção de suas propostas.

Para mais informações, confira o edital.