Início do conteúdo

Virtual


https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/biblioteca/virtual

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES

O Portal de Periódicos CAPES é uma plataforma online que disponibiliza acesso a milhares de periódicos científicos, nacionais e internacionais, nas mais diversas áreas do conhecimento. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Portal de Periódicos CAPES é considerado um dos maiores acervos de publicações científicas do mundo, sendo uma importante ferramenta para a pesquisa e a produção científica brasileira. Nele, é possível acessar artigos, resenhas, resumos, editoriais, entre outros tipos de publicações, permitindo que pesquisadores, professores e estudantes tenham acesso a informações atualizadas e de qualidade.

O portal oferece acesso a textos selecionados em mais de 37 mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web.

 

COLEÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT/NORMAS REGULAMENTADORAS-NR’s)

A coleção de normas técnicas e regulatórias da GEDWeb é uma compilação de documentos que estabelecem as diretrizes e requisitos técnicos para várias áreas do conhecimento. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é uma das entidades mais importantes na criação de normas técnicas no Brasil. A GEDWeb inclui em sua coleção diversas normas da ABNT (consultar normas no link acima)

Vale ressaltar também que a consulta às normas da ABNT é importante para garantir a conformidade com as normas técnicas nacionais, que são utilizadas em diversos setores da economia e da sociedade, como construção civil, saúde, meio ambiente, segurança, entre outros. Ao conhecer e aplicar as normas da ABNT, é possível garantir a qualidade e a segurança em diferentes áreas e atividades.

 

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL (RI-IFPE)

O repositório institucional do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) é uma plataforma online que tem como objetivo armazenar, preservar e disponibilizar a produção científica, acadêmica e técnica do IFPE. Trata-se de um acervo digital que reúne trabalhos acadêmicos, artigos científicos, dissertações, teses, entre outros materiais produzidos pela comunidade acadêmica do IFPE.

O repositório institucional do IFPE é uma ferramenta importante para a divulgação e democratização do conhecimento produzido pela instituição. Por meio dele, é possível acessar trabalhos de diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a disseminação da informação e para a formação de novos pesquisadores e profissionais.

Além disso, o repositório institucional também contribui para o aumento da visibilidade do IFPE no cenário acadêmico e científico nacional e internacional, permitindo que a produção científica da instituição seja acessada por pesquisadores e estudantes de diferentes partes do mundo.

Última atualização em 10/08/2023

Fim do conteúdo