Início do conteúdo

Ambulatório promove campanha de saúde sobre varíola dos macacos (monkeypox)

Entenda as formas de transmissão da doença


O ambulatório médico do IFPE Recife está promovendo, neste mês de setembro, uma campanha de saúde referente à varíola dos macacos (monkeypox) para informar a comunidade acadêmica do campus sobre as formas de transmissão da doença, que está sendo declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma emergência de saúde de preocupação internacional.

Os principais sintomas da doença são febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, linfonodos inchados (ínguas), erupções cutâneas ou lesões na pele.

A doença pode ser transmitida por meio do contato físico ou íntimo com pessoas sintomáticas, tosses ou espirros e pelo contato com objetos de uso pessoal de pessoas infectadas.

A monkeypox se refere à mesma varíola que já ocorreu antes e foi erradicada em 1980, com avanço da vacinação, agora ocorrendo dessa vez de forma mais leve.

A forma de prevenção é por meio de vacina. A estratégia de vacinação prioriza a proteção das pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença.

Fim do conteúdo