Início do conteúdo

Capes oferece treinamento para Portal de Periódicos

Docentes e pesquisadores do IFPE podem participar gratuitamente da capacitação online


A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está oferecendo um treinamento online sobre o Portal de Periódicos para pesquisadores e docentes das instituições de ensino. O objetivo é ampliar o atendimento e facilitar o acesso ao conteúdo digital disponibilizado na plataforma. Os treinamentos são divididos por áreas do conhecimento e realizados todos os dias, em turnos diferentes.

Cada sessão tem capacidade para 50 inscritos e todos têm acesso ao certificado de participação no próprio Portal de Periódicos. A carga horária média é de duas horas por aula. A tecnologia utilizada é o Mconf, serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com ampla capacidade de comunicação em áudio e vídeo em tempo real. Além da instrução sobre o uso do Portal de Periódicos, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos

As inscrições são individuais e realizadas diretamente na área de “Treinamentos” do Portal. É possível verificar nesta área a lista completa dos treinamentos que serão ministrados no primeiro semestre. O usuário precisa ter um cadastro ativo no “Meu Espaço” do Portal de Periódicos para solicitar a inscrição.

Após a confirmação da inscrição, o usuário receberá um link para acesso à sala virtual no e-mail cadastrado. Informamos que existem alguns requisitos necessários, importantes para evitar problemas no acesso: a utilização do navegador Mozilla Firefox e a atualização dos softwares Java e Flash. O e-mail de contato para atendimento aos usuários é treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Fim do conteúdo