Aberta seleção para servidores atuarem como tutores em programa de intercâmbio no Japão

Inscrições podem ser feitas até 07 de agosto

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou edital de processo para seleção de servidores de toda a Rede Federal para acompanhar estudantes que participarão do programa de intercâmbio de curta duração, no Japão.

A chamada tem por objetivo selecionar dois servidores das instituições da Rede Federal vinculadas ao Conif para acompanhar estudantes da Rede Federal que participarão do Sakura Science High School Program (SAKURA SSHP), que será realizado sob a liderança do Departamento do Sakura Science Exchange Program, da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST), nos termos especificados neste edital. Será selecionado apenas um servidor por instituição.

O objetivo do Sakura SHSP é promover o intercâmbio de curta duração (sete dias) para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japonês e de outros países participantes. O intercâmbio será realizado no período de 6 a 12 de novembro de 2022. Os servidores da Rede Federal acompanharão os estudantes selecionados por meio do edital CONIF/AI nº 14, de 13 de julho de 2022.

Para participar, é necessário atender a certos critérios, como: ser servidor efetivo das instituições que compõem a Rede Federal; não estar afastado ou gozando qualquer tipo de licença durante a execução da formação; possuir proficiência em inglês a partir de B2, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR, em inglês), ou equivalente; apresentar carta de anuência da instituição, entre outros.

A seleção será realizada em duas fases: homologação da documentação e dos certificados de proficiência em inglês e sorteio eletrônico. A classificação priorizará servidores que pertencem ao mesmo campus dos estudantes selecionados no processo seletivo regido pelo edital CONIF/AI nº 14, de 13 de julho de 2022; e servidores que pertençam à mesma instituição, independente do campus de lotação de estudantes selecionados no processo seletivo regido pelo edital CONIF/AI nº 14, de 13 de julho de 2022. O número do sorteio corresponderá à ordem de recebimento da inscrição, excluídas candidaturas duplicadas.

INSCRIÇÕES – As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 07 de agosto por meio de formulário eletrônico disponível aqui, conforme documentação e critérios dispostos no edital.

A divulgação da lista de homologação será feita até 11 de agosto; já o sorteio e resultado final para o dia 17 do mesmo mês. O programa tem previsão de acontecer entre os dias 6 a 12 de novembro de 2022.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: internacional@conif.org.br

Para saber mais, acesse aqui o edital.