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CIS divulga análise de consulta pública sobre tabela de atividades

Contribuições foram filtradas e encaminhadas para equipe que elabora o edital que irá reger o teletrabalho


A Comissão Interna de Supervisão Central (CIS) publicou o resultado da consulta pública sobre tabela de atividades do Programa de Gestão (teletrabalho), que teve início no dia 28 de abril e ficou aberta até o dia 20 de maio de 2022. Durante os 24 dias em que a consulta ficou aberta ao público para contribuições, a comissão recebeu 1.268 respostas. Todos os campi do IFPE e a reitoria contribuíram para a consulta, com participação de mais de 200 servidores. A CIS é um órgão consultivo de assessoramento ao Conselho Superior, à Reitoria e aos diretores gerais dos campi, em assuntos referentes ao desenvolvimento de pessoal técnico-administrativo do IFPE.

Dois gráficos foram elaborados para detalhar o total de contribuições por campus e por categorias.


Gráfico 1. Contribuição por campus e reitoria.png

Gráfico 1. Contribuição por campus/reitoria


Gráfico 2. Gráfico das contribuições por categorias.png

Gráfico 2. Gráfico das contribuições por categorias 

A partir da quantidade significativa de contribuições, a CIS realizou um trabalho analítico a partir de alguns direcionamentos. Foram priorizadas as sugestões em que  a descrição das atividades estivessem escritas da forma mais objetiva. Em muitas situações, também se evitou o uso de termos restritivos, considerando que muitos servidores desempenham atividades em comum, apesar das especificidades dos setores (exemplos: elaboração de relatórios, produção de materiais, entre outros). O objetivo foi deixar a Tabela o mais abrangente possível, tornando-a mais acessível aos servidores diversos que atuam na instituição e que exercem atribuições compatíveis com o PGD.

Pela semelhança de alguns atos praticados, foi observado que parte das contribuições se tornaram repetitivas. Nessas situações, a comissão optou por suprimir as observações que possuíam o mesmo teor, permanecendo a contribuição que melhor definisse o contexto da atividade descrita. Muitas das contribuições escritas de maneira muito analítica foram reescritas e inseridas com um formato mais sucinto. Após análise, a comissão entendeu ainda que a descrição genérica das atribuições, como geralmente são expostas nos editais dos concursos públicos, não atende à natureza do PGD. Nesse último caso, a atividade precisa ser a mais objetiva possível. É preciso ressaltar que foram suprimidas então as contribuições que não estavam claramente escrita (incompreensível), que não se tratava de uma atividade ou que não possuía uma entrega. Após a análise direcionada, houve uma redução das contribuições e passaram para a tabela de atividades 313 atividades, ou seja, aproximadamente 25% das contribuições, como pode ser visto no gráfico 3.


Gráfico 3. Contribuições adicionas a Tabela de Atividades.png

Gráfico 3. Contribuições adicionas a Tabela de Atividades


Em breve o edital do Programa de Gestão, que estabelece o teletrabalho, deve ser lançado, acompanhado pela tabela de atividades. Ela servirá de base para construção do plano de trabalho do setor e individual. 


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