Comissão de Implantação do SEI encerra suas atividades

O IFPE finaliza o ano de 2022 com mais de 90% de usuários/as utilizando o sistema SEI como principal ferramenta de apoio administrativo

A Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (CISEI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) encerra suas atividades neste segundo semestre de 2022, após trabalho técnico conjunto com as equipes Administrativa, de Arquivo e de Tecnologia da Informação (TI), por meio do Projeto IFPE sem Papel, que culminou na efetiva implantação e funcionamento do SEI em 3 de janeiro de 2022.

De acordo com a Comissão, o IFPE finaliza o ano de 2022 com o quantitativo de mais de 90% de usuários/as utilizando o sistema SEI como principal ferramenta de apoio administrativo. A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) destaca que a implantação do SEI proporcionou ao Instituto uma redução de cerca de R$ 253.000,00 com o serviço de locação de impressoras e uma redução de cerca de 98% no uso de papel, ao comparar os exercícios de 2019 e de 2022. Isso gerou uma economia de recursos públicos, um consumo mais sustentável do material de consumo, a eliminação de deslocamento de veículos para transporte de processos e a promoção da agilidade da tramitação de processos administrativos. A iniciativa conduzida pela Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional (PRODIN) em conjunto com outras entregas contribuirão para o aperfeiçoamento e otimização da gestão do IFPE.

A CISEI ressalta que atuou de forma participativa, democrática e estratégica junto às Comissões Locais de Suporte SEI dos campi, ao Gabinete do Reitor (GR), à PRODIN, à PROAD, à Diretoria de Avaliação de Desenvolvimento de Tecnologias (DADT), à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGPE), ao Departamento de Comunicação (DCOM) e à Diretoria de Controladoria (DCONTROL) do IFPE. Durante sua atuação, a Comissão ainda objetivou a promoção da sustentabilidade, eficiência administrativa, transparência, difusão do Projeto IFPE sem Papel, sensibilização da mudança da cultura organizacional e desenvolvimento do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

Diante disso, como maneira de conclusão das atividades, a CISEI disponibiliza um formulário que tem o intuito de verificar o conhecimento do/a usuário/a interno/a quanto à utilização das ferramentas de apoio e dos canais de atendimento do SEI, com vistas a melhorar o processo de implementação do sistema no IFPE. O formulário pode ser acessado por meio de link disponível aqui.

Uma vez encerradas definitivamente as atividades da CISEI, será instituído o Comitê Gestor do Sistema Eletrônico de Informações (CGSEI), que terá como principal responsabilidade exercer a função de gestor do SEI e promover a implementação, a gestão operacional e o acompanhamento técnico do SEI no âmbito do IFPE.