Início do conteúdo

Siass publica nota sobre funcionamento da unidade

Desde a suspensão das atividades presenciais do IFPE, devido à pandemia da Covid-19, a unidade do Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (Siass)  vem trabalhando de forma remota com a recepção, via e-mail, de atestados médicos dos servidores da Instituição, bem como de servidores pertencentes aos órgãos com quem mantém acordo de cooperação técnica (Cetene, IBGE, Bacen, PRF…


Desde a suspensão das atividades presenciais do IFPE, devido à pandemia da Covid-19, a unidade do Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (Siass)  vem trabalhando de forma remota com a recepção, via e-mail, de atestados médicos dos servidores da Instituição, bem como de servidores pertencentes aos órgãos com quem mantém acordo de cooperação técnica (Cetene, IBGE, Bacen, PRF e MAPA).

As perícias e juntas médicas do Siass permanecem suspensas e serão retomadas somente quando houver o retorno presencial gradual das atividades administrativas do Campus Recife (local de funcionamento da unidade) e a aquisição de equipamentos de segurança necessários para resguardar a saúde de todos. Os agendamentos das perícias/juntas serão realizados a partir do retorno, obedecendo uma ordem de prioridade, que levará em conta a data de envio do atestado, o tipo de perícia/junta e prazos judiciais. 

Outras atividades do Siass referentes à promoção da saúde vêm sendo realizadas de forma remota, como, por exemplo, o acolhimento psicológico e psiquiátrico on-line, que pode ser agendado pelo e-mail: siass@reitoria.ifpe.edu.br e acontece através do aplicativo Google Meet.

Além disso, estão sendo promovidas reuniões por videoconferência para servidores do IFPE sobre temas diversos relacionados à saúde. A equipe de Nutrição promoveu dois encontros virtuais para falar sobre alimentação saudável durante a pandemia. A de Segurança do Trabalho está realizando encontros para prestar orientações sobre ergonomia, visando capacitar servidores e aprimorar suas condições de teletrabalho. Já a equipe de Saúde Mental realizou encontros com grupos de servidores dos campi para promover rodas de conversa sobre autocuidado durante o período de distanciamento social. 

Dessa forma, o Siass tem buscado, dentro do possível, dar continuidade à oferta de serviços de saúde, adaptando-se à modalidade de trabalho remoto, mantendo suspensas as perícias médicas por medidas de segurança à saúde e por não haver previsão legal para que esse tipo de procedimento seja realizado não presencialmente.    

Fim do conteúdo