Estudantes do IFPE Igarassu apresentam artigo em evento de Informática no RS

Rayane Santos e Joanna Silva são bolsistas de um projeto de Extensão coordenado pelo professor Allan Lima

As estudantes do IFPE Campus Igarassu Rayane Santos e Joanna Silva viajaram nesta segunda-feira (06), com o professor Allan Lima, para a Cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Rayane e Joanna são bolsistas do projeto de Extensão: “Democratização do Acesso aos Cursos de Tecnologia da Informação em Igarassu e Região”.

Elas vão apresentar um artigo no “Workshop de Informática na Escola” (WIE), evento qualis A4 na área de Ciência da Computação. O título do artigo é: “Indissociabilidade entre Ensino e Extensão Através de um Projeto para Divulgação da Tecnologia da Informação na Periferia”. Também são autores do estudo: Arthur Barbosa (estudante de TSI) e Ingrid Farias (egressa de IPI) , ambos ex-bolsistas de Extensão.

Os recursos investidos no custeio da viagem foram financiados pelos Campus Igarassu.

Resumo do projeto

O projeto “Indissociabilidade entre Ensino e Extensão Através de um Projeto para Divulgação da Tecnologia da Informação na Periferia” vem atuando para promover o conhecimento sobre os cursos de tecnologia da informação do Campus Igarassu através de diversas ações como ações realizadas com as escolas locais sobre como escrevemos programas para computadores e a criação de material didático sobre programação de computadores.

O material produzido (videoaulas, slides, exemplos de código, diagramas de resumos, etc.) é publicado no canal oficial do Campus no YouTube e funciona como uma ponte entre a comunidade local e os cursos de TI do Campus. Ao mesmo tempo, a maior parte do material é utilizada nos componentes curriculares de Introdução à Programação do Campus. As ações realizadas impactaram um número estimado superior a 1.300 indivíduos da comunidade local e mais de 250 estudantes dos primeiros semestres dos cursos de TI do Campus. Já as videoaulas produzidas durante o projeto, somam mais de 3400 visualizações.