Notícias
Campus Igarassu tem 04 projetos de Extensão aprovados no edital de Políticas de Ações Afirmativas do IFPE
Projetos de Extensão visam combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero e de classe e promover respeito à diversidade e às especificidades de cada ser humano, valorizando as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais
Quatro projetos de Extensão do Campus Igarassu foram aprovados na seleção do Edital de Políticas de Ações Afirmativas do IFPE, que tem como objetivo promover inclusão e equidade por meio da concessão de bolsas de Extensão para projetos específicos, gerenciados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext). O resultado preliminar da seleção foi divulgado na última sexta-feira (09). O resultado final será publicado na próxima quarta-feira (14).
>> Relação de projetos aprovados:
- Refletindo sobre o machismo e as violências de gênero com estudantes do ensino médio-técnico, técnico e superior em Igarassu;
- Autonomia feminina e saúde financeira;
- Criação de um glossário multimídia com termos da área de Logística em Libras;
- Usando ferramentas de comunicação digital para divulgação das ações dos Núcleos e do vestibular alcançarem as populações alvo das Ações Afirmativas.
>> Públicos-alvo de Ações Afirmativas do IFPE:
- Pessoas oriundas de escola pública;
- Pessoas negras (pretas e pardas);
- Mulheres em situação de vulnerabilidade social;
- Povos indígenas;
- Comunidades quilombolas;
- Pessoas com deficiência;
- Membros de famílias com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio (conforme critério estabelecido pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil);
- Refugiados e portadores de visto humanitário;
- População LGBTQIA+;
- Povos do campo (segundo conceito utilizado pela Política de Extensão com os Povos do Campo do IFPE);
- Pessoas idosas.
Acesse o Edital IFPE nº 21/2024-GR, que trata da submissão de projetos de Extensão e solicitação de bolsas de Extensão, voltadas para Ações Afirmativas.
Mais sobre o Edital
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta sexta-feira (09), o resultado preliminar do Edital de Políticas de Ações Afirmativas, que tem como objetivo promover inclusão e equidade por meio da concessão de bolsas de extensão para projetos específicos, gerenciados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext).
Com foco em projetos alinhados à Política de Extensão do IFPE, o edital selecionou propostas de intervenções que envolvam diretamente a comunidade externa e públicos-alvo específicos, como comunidades quilombolas, povos originários, povos ciganos e povos de terreiros. A finalidade é visibilizar ações comprometidas com o combate às discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero e de classe e na promoção do respeito à diversidade e às especificidades de cada ser humano, valorizando as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais.
Recursos poderão ser interpostos até às 23h59 do dia 12/08, por meio do e-mail: epexaa@reitoria.ifpe.edu.br, de acordo com orientações descritas no edital. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 14/08.