IFPE inaugura turma do Proeja em Presídio de Igarassu

Ação vai capacitar em dois anos cerca de 40 alunos com ensino médio e técnicas de almoxarife

O IFPE, através do Campus Igarassu, promoveu no último dia 31 de julho a aula inaugural do curso de Qualificação Profissional em Almoxarife para detentos do Presídio de Igarassu. O curso, que faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), vai capacitar em dois anos cerca de 40 alunos com aulas de ensino médio e técnicas de almoxarife.

De acordo com a diretora de Ensino do Campus Igarassu, Josefa Renata Costa, a iniciativa fortalece a história daproejapresidioigarassu (2).jpeg instituição com o primeiro PROEJA voltado à ressocialização para indivíduos reclusos e que estão em medida socioeducativa. ”A ação promove a inclusão e a educação de forma muito mais equânime para a sociedade, cumprindo assim, seu papel social e seu dever primordial com o acesso a uma educação de qualidade”.

As aulas são ministradas na Escola Estadual Dom Helder Câmara, localizada dentro do presídio de Igarassu e também nas dependências do campus. A ideia do projeto é ampliar em breve a iniciativa através do mesmo programa com a oferta de mais um curso, o de Formação Inicial e Continuada em Assistente Administrativo.

Para o diretor-geral do campus, James Lima, com a superlotação do sistema prisional é difícil implantar ações que realmente possam ressocializar, mas ações como essa podem transformar a vida de socieducandos, bem como de seus familiares. “O curso ofertado oportunizará que os discentes possam ser inseridos no mercado de trabalho. De modo que os alunos possam ser agentes de mudança de suas próprias realidades”, destacou.

Ação predecessora – Essa não é a primeira vez que o IFPE se insere dentro do sistema prisional em Pernambuco para capacitar detentos e oferecer a eles uma segunda chance por meio da formação profissional. Em 2016, ainda na gestão da ex-reitora Cláudia Sansil, uma ação inédita realizada entre a Pró-Reitoria de Extensão e o Campus Belo Jardim ofertou o curso de capacitação em Informática Básica para 20 detentos do Presídio de Pesqueira, Agreste do estado. O IFPE entrou na parceria com a doação de computadores e com aulas ministradas por docentes da Instituição.