Em noite de homenagens, Campus Igarassu celebra aniversário de quatro anos

Cerimônia foi realizada no dia 31 de outubro, no pátio externo do Campus, com a presença de servidores e estudantes

A noite de quarta-feira (31) foi especial para a comunidade do IFPE – Campus Igarassu. Numa cerimônia marcada por homenagens e agradecimentos, gestores, servidores, profissionais terceirizados, estudantes e demais convidados  se reuniram, no pátio externo do campus, para celebrar o aniversário de quatro anos de criação da unidade do Instituto, no município de Igarassu. Na ocasião, também foi realizada a assinatura simbólica da Ordem de Serviço para construção da sede definitiva do Campus, prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2020.

A solenidade foi aberta com a apresentação do saxofonista Rafael Vieira. A mesa de honra foi formada pela Reitora do IFPE, Anália Ribeiro, pelo prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, pelo Diretor Geral do Campus, James Lima, pelo Diretor de Ensino, Ivo Félix e pelo Diretor de Administração e Planejamento, Alex Moreira. “O momento é de festa e gratidão. Esse é um momento muito alegre e gratificante para quem trabalha diariamente para mudar a realidade de um país e de uma região através da educação. É isso o que temos procurado fazer todos os dias, há quatro anos, aqui em Igarassu”, destacou o professor James Lima, à frente da Direção Geral do Campus.

O prefeito Mário Ricardo lembrou do processo de implantação do Campus e das negociações para que a cidade recebesse uma unidade do IFPE como parte do processo da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A aula inaugural do Campus aconteceu em 16 de outubro de 2014, na primeira sede provisória, localizada no prédio da Faculdade de Igarassu (FACIG).

“Essa conquista começou muito antes de mim e recebemos um crédito de confiança da instituição desde o início. Sempre sonhamos com algo diferente para Igarassu e o Instituto sempre fez parte desse sonho porque acreditamos que só através da educação e do emprego é que podemos dar oportunidade às pessoas para que elas corram atrás dos seus sonhos”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

A reitora Anália Ribeiro fez um agradecimento a equipe responsável pela implantação do Campus, em 2014, e também ao atual quadro de servidores e alunos. “É um Campus que sem se destacado pelo cuidado, carinho e capricho em todos os seus processos. O Campus Igarassu tem enfrentado seus desafios com muito brilho, coragem e inteligência. É por isso que estamos aqui, hoje, nesse momento tão bonito. Gratidão pelo trabalho de cada um de vocês”, disse.

Atualmente, o Campus oferta dois cursos técnicos subsequentes nas áreas de Logística e Informática para Internet, além do curso superior em Gestão da Qualidade e de cursos de Formação Inicial e Continuada como parte do Pronatec. Ao longo da cerimônia, foram exibidos vídeos, resgatando a história do Campus e mostrando o registro de alunos e servidores. Ao final, o público se reuniu para cantar os parabéns e realizar o corte do bolo para celebrar a data.

O PAPEL DOS PROFESSORES

Embora a noite tenha sido marcada por homenagens a todos os segmentos da comunidade acadêmica, uma categoria especial teve seu papel enaltecido nos discursos proferidos ao longo da solenidade: os professores. O Diretor de Ensino do Campus Igarassu, professor Ivo Félix, leu um poema de autoria do jornalista palestino e franco-libanês Samir Kassir, como forma de destacar a importância do trabalho dos docentes que, segundo ele, têm se tornado alvo durante o período atual.

A reitora Anália Ribeiro disse se sentir representada pelas palavras do professor e ressaltou a confiança depositada em todos os professores do IFPE. “Quero expressar minha grande confiança na qualidade do conhecimento que vocês têm e na forma como cada um de vocês conduz os trabalhos em sala de aula. Tenho a absoluta certeza que vocês dirigem os trabalhos no mesmo intuito com que o Instituto foi criado: formar pessoas em todas as dimensões. Cada um de vocês, professoras e professores, sabem disso e se empenham para que o conhecimento nem seja acrítico nem sinta falta de afeto”, pontuou.