Primeiro dia do Entec 2016 teve programação variada

Nesta quinta-feira (7), programação segue com palestras, campeonato de games e nova mostra de trabalhos

Na tarde de quarta-feira (6), estudantes do IFPE e de outras instituições que estiveram presentes no I Encontro de Tecnologia da Informação do IFPE (Entec 2016) participaram das oficinas e apresentações de trabalhos. Nesta quinta-feira (7), o evento segue com palestras, campeonato de games e mostra de trabalhos de Pesquisa e Extensão Tecnológica.

Foram oferecidas duas oficinas. Na primeira, SVG – Gráficos Vetoriais na Web, ministrada pelo professor Helder Pacheco, os alunos aprenderam modelagem de imagens bidimensionais para web por meio de vetores. Já a oficina de Introdução ao Bootstrap, apresentada pelo professor Ranieri Valença, orientou os participantes sobre a criação de páginas da web com ferramentas gratuitas de páginas e aplicações.

Os discentes do Instituto também apresentaram os trabalhos inscritos no congresso. Foram abordados temas variados, destacando o interesse dos alunos em aliar a tecnologia às questões de responsabilidade social. Segue a lista dos trabalhos apresentados:

– Difusão do Patrimônio de Igarassu Através da Internet. ARAÚJO, Bruna; SILVA, Vanessa; CARVALHO, Jefferson; LIMA, Allan;

– Benefícios do Ensino da Programação. SOTERO MATIAS, Nelkisa Gabriela; DIAS DE ALMEIDA, João Carlos;

– Protótipo de um Sistema de Auxílio à Localização Setores no IFPE Campus Recife Utilizando Imagem Scalabe Vector Graphics (Svg). DANTAS, Ramide A. S.; ANDRADE, Richardson B. S. da;

– Explorando o Conceito de Similaridade em Redes Sociais para Estimativa de Relevância de Opiniões. BARROS, Ellaine; TAVARES, Enok; SILVA, Allyson; LIMA, Allan;

– Jogos Educativos Eletrônicos para Tablets como Ferramenta Pedagógica no Ensino Médio. XAVIER, Daiane; ROCHA, Aline; FERREIRA, Everaldo; SILVA, Itamar; ROCHA, Luís; VITORINO, Miguel; SOARES, Leonardo;

– Curso de Extensão – Java. SILVA, Kaio; MELO, Ewerton; CAVALCANTI, Izabela OLIVEIRA, Delano; ASCHOFF, Rafael

– Utilização de ferramentas tecnológicas para elaboração e aplicação de provas objetivas através de computadores: uma experiência de auxílio à gestão pública. LEITÃO, André; Alexandre Padilha; DANTAS, Lucas Gueiros; LIMA, Mariana Bulhões; ROCHA, Gabriel Alves;

– Utilizando o Lixo Eletrônico na Criação de Soluções de Baixo Custo, com a Plataforma Arduino. SILVA, Allyson; TAVARES, Enok; FARIAS, Ramon.

Para ter acesso ao cronograma completo do evento, e outras informações, basta acessar, na Internet, a página entec.ifpe.edu.br.