IFPE promove Encontro de Tecnologia da Informação

Programação do evento, que acontece no Campus Igarassu, prossegue até esta quinta-feira (7) e é aberta ao público

Desenvolvimento, negócios e segurança na web. Esses e outros assuntos foram debatidos na primeira edição do Encontro de Tecnologia da Informação do IFPE, que movimentou o Campus Igarassu nesta quarta-feira (6).

A reitora Cláudia Sansil presidiu a mesa solene de abertura, da qual ainda fizeram parte, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e também reitora eleita, Anália Ribeiro; a pró-reitora de Extensão, Maria José Melo; a diretora-geral do Campus Igarassu, Ana Regina Ferraz e o coordenador do curso de Informática para a Internet, Ramon Farias.

Segundo Sansil, o encontro é essencial para a construção do conhecimento de forma integrada. “O Entec recupera, atualiza e ressignifica esses momentos de diálogo entre os professores, vocês e a tecnologia. Que vocês alunos possam se debruçar com muito afinco para que se tornem multiplicadores desse conhecimento”, ressaltou a reitora.

A pró-reitora de Pesquisa disse estar feliz com a tradição que vem sendo criada pelo Campus Igarassu em promover eventos que tem a ver com os cursos ofertados pela unidade. “Ano passado participei do I Encontro de Logística e agora prestigio o primeiro da área de TI. Esse evento é um marco. Espero que ele cresça e se consolide trazendo mais conhecimento e ampliando nossa vontade de ofertar educação de qualidade”, pontuou Anália.

Já o idealizador do Entec, professor Ramon, destacou as conquistas que o evento agrega para os estudantes e para a instituição. “Os alunos terão a oportunidade de se desenvolverem tecnicamente com conceitos que vão torná-los ótimos profissionais e cidadãos melhores. Para o IFPE será um momento de provocar cada vez mais a mudança de postura para enfrentar dificuldades e se firmar nessa área”, avaliou o docente.

Inovação – A programação da manhã se concentrou em palestras que abordaram a inovação, o empreendedorismo e a economia criativa. Marcos Oliveira falou sobre “Novos negócios na área de TI”, apresentando o cenário pernambucano de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a exemplo do Porto Digital, que abrange cerca de 250 empresas desse segmento, sendo um celeiro para os futuros profissionais a serem formados pelo IFPE.

Provocando o público com perguntas como “É possível se inserir nesse mercado e buscar oportunidades?” e ainda “Como criar negócios inovadores?”, Oliveira incentivou os estudantes a buscarem cada vez mais conhecimento para crescerem na formação. “Aproveitem os professores, desenvolvam pesquisas, criem coisas. Tem um mundo muito grande para se explorar mas é preciso estudar muito, pesquisar em diversas frentes”, resumiu o consultor.

Na palestra “Vida nas multinacionais: antes, durante e depois”, Pablo Pinheiro contou um pouco de sua experiência em ter trabalhado na Google, ainda quando era estudante de Engenharia da Computação da UFPE. Já Washington Carvalho abordou o tema “Construindo uma web inclusiva”, fechando o ciclo de discussões da abertura do evento.

A estudante do Campus Igarassu, Liliane Tenório (19), aprovou a realização do Entec e torce para que aconteçam mais iniciativas. “Acredito que virão mais encontros como esse, pois o IFPE costuma realizar eventos para aumentar o nível de conhecimento de seus alunos”.

Já Evelli Vitória, estudante de Administração e integrante da ONG Ponto Cidadão, está aproveitando o encontro para conhecer mais a área que deseja trabalhar no futuro. “Quero entrar na área de TI. Esse encontro vai me ajudar a tomar a decisão sobre o que vou fazer no futuro”, explicou.

+ Entec – A programação continuou no turno da tarde com oficinas e mostra de trabalhos. O Entec prossegue até esta quinta-feira (7), trazendo mais palestras, mesa redonda sobre empreendedorismo e oficinas da área tecnológica. O encontro também disponibiliza para os participantes o chamado “espaço nerd”, com consoles rodando emuladores, games e campeonato de “League of Legends”. A entrada é gratuita e aberta ao público.