Início do conteúdo

Egressa do IFPE é aprovada em dois concursos públicos após retomar os estudos aos 46 anos

Vanely foi aluna do curso Técnico em Logística no Campus Igarassu e do curso superior em Processos Gerenciais, no Campus Paulista


A servidora pública Vanely Melo tem uma história de superação que envolve estudo, disciplina e retomada de sonhos. Após 30 anos longe da sala de aula, ela voltou a estudar em plena pandemia, em 2020, aos 46 anos de idade. Entre 2022 e 2024, ela concluiu duas formações no IFPE: o curso Técnico em Logística, no Campus Igarassu, e o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, no Campus Paulista. Vanely se refere à própria trajetória como “duplamente formada” pelo IFPE.
Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Vanely se deslocou por um ano e meio até Igarassu para cursar o técnico. Além disso, durante três anos, foi diariamente até Paulista, no turno da noite, para concluir o curso superior. As duas formações foram concluídas com desempenho de destaque: Vanely foi laureada em ambas.

Aprovada em dois concursos aos 50 anos, com menos de um ano de formação no IFPE

Alguns meses após a graduação, Vanely Melo foi aprovada para os cargos de Assistente de Suporte à Gestão em um concurso da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, realizado em setembro de 2024, e de Técnica em Gestão Corporativa de Logística, no concurso da Hemobras, realizado em março de 2025, obtendo a 3ª colocação entre 472 candidatos. Atualmente, atua na área administrativa da Defesa Civil de Jaboatão, enquanto aguarda a nomeação no concurso da Hemobras, homologado recentemente.

Retorno aos estudos durante a pandemia

Vanely conta que o retorno aos estudos foi impulsionado pela pandemia. Em 2020, após passar quatro anos morando no Piauí, retornou a Pernambuco para cuidar da mãe e conseguiu seu primeiro trabalho remoto como operadora de telemarketing. A partir daí, buscou qualificação profissional e iniciou um curso no SENAC. Durante essa formação, conheceu o curso de Tecnologia em Administração e foi aprovada para a turma presencial em Paulista.

Aprovada em primeiro lugar na seleção para o IFPE Campus Igarassu

Ainda em 2021, ela fez a inscrição no processo seletivo do IFPE Igarassu, para o curso Técnico em Logística, e ingressou na turma de 2021.2, sendo selecionada em primeiro lugar. Pouco tempo depois, foi aprovada também no curso superior do IFPE Campus Paulista. “Nesses quatro anos, consegui concluir os dois cursos e me redescobrir como profissional”, contou Vanely.

Com trajetória marcada pelo trabalho autônomo, a servidora pública atuou por décadas como vendedora, costureira, decoradora e comerciante. “Nunca trabalhei fora. Sempre trabalhei para mim mesma, cuidando da minha mãe, criando meu filho e exercendo diferentes atividades para manter a renda da casa”, relatou.

“Parar não é opção de gabarito”

Ela conta que seu desejo antigo de fazer um curso superior havia sido adiado devido às responsabilidades familiares. “Eu tinha muito sonho de fazer uma faculdade, mas me vi tomada pelas tarefas do dia a dia”, lamentou. Hoje, aos 51 anos recém completados, comemora os frutos do esforço e mantém os planos de seguir estudando. Vanely está se preparando para o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). “Parar não é opção de gabarito”, ressaltou.

Debate sobre o etarismo no mercado de trabalho

A servidora pública Vanely Melo também ressalta a importância de ampliar o debate sobre o etarismo no mercado de trabalho. “O mercado precisa entender que há profissionais excelentes depois dos 40. Essa mania de só querer jovens tem que acabar”, reforçou. “Como na minha idade o mercado privado não abre portas devido ao etarismo, parti para o setor público. Comecei a estudar para concurso assim que terminei a faculdade e consegui a aprovação em menos de 1 ano. Sou grata a Deus e aos profissionais do IFPE por todo conhecimento compartilhado”, relatou Vanely Melo.

Fim do conteúdo