Criado Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência do Campus Igarassu

NAPNE visa a desenvolver políticas de promoção à inclusão no IFPE

O mês de agosto foi marcado, entre outras conquistas, pela criação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) do IFPE Igarassu. Coordenado pela psicóloga Maria Helena Almeida, da DAEE do campus, o NAPNE nasce como um instrumento de promoção da inclusão, que visa ao desenvolvimento do aluno com deficiência, por meio da compreensão de suas especificidades e da busca por atendê-las.

“A ideia de que o aluno com deficiência está sempre em déficit precisa ser desmistificada. Enquanto não tivermos, nos espaços educacionais e de trabalho, pessoas com deficiência, estaremos sempre atrasados no que diz respeito a uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou a coordenadora do NAPNE.

O NAPNE foi instituído pela Portaria IFPE/CIGR Nº 68, de 13 de agosto de 2020, assinada pelo diretor-geral do Campus Igarassu, James Lima. A apresentação oficial do Núcleo ocorreu durante a “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” do IFPE Igarassu, realizada entre os dias 21 e 28 de agosto.

Entre as competências do NAPNE estão: desenvolver programas, projetos e ações de acesso permanência e êxito para pessoas com necessidades específicas, no âmbito do IFPE, contribuindo com o desenvolvimento de políticas que venham a promover a inclusão. Também cabe ao NAPNE a promoção de uma cultura educativa dentro da Instituição, que reconheça a importância da diversidade e da pluralidade dos sujeitos, buscando a quebra das barreiras sociais, atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais.

Outra atribuição do Núcleo é articular e assessorar os diversos setores da Instituição nas variadas atividades relativas à inclusão, definindo prioridade de ações, aquisição de equipamentos, software, material didático-pedagógico a ser utilizado nas práticas educativas e estímulo à aquisição e desenvolvimento de Tecnologias Assistivas. Compete ao NAPNE ainda prestar assessoramento aos docentes e diversos setores do IFPE no que diz respeito à inclusão da pessoa com deficiência.

O NAPNE do Campus Igarassu é composto pelos seguintes membros: Maria Helena Santos Almeida, psicóloga da DAEE/CIGR (coordenadora); Gueroliny Ruany Uchoa Dias, auxiliar em Administração da CRADT/CIGR; Joana Dark Andrade de Sousa, técnica em Assuntos Educacionais da DEN/CIGR; Willyans Garcia Coelho (professor), além dos alunos: Allison Flávio Avelino de Lima; Ana Cláudia Barbosa da Silva e Wendy Kelvenn Jefferson José Gonçalves da Silva.