Notícias
Antônio Pedro Nascimento Neto: 1º concluinte do curso de TSI do IFPE Igarassu a ingressar em um mestrado
O tecnólogo em Sistemas para Internet concluiu a graduação em 2024.2 e foi o aluno laureado da turma
O tecnólogo em Sistemas para Internet Antônio Pedro do Nascimento Neto é o primeiro concluinte do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) do IFPE Campus Igarassu a ingressar em um programa de pós-graduação stricto sensu. Ele foi aprovado no Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Antônio Pedro concluiu o curso de TSI no Campus Igarassu no semestre 2024.2, e foi o estudante laureado de sua turma, recebendo a homenagem das mãos do reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá Júnior.
A aprovação no mestrado
Durante a preparação para o processo seletivo, Antônio conta que a descoberta do mestrado aconteceu de forma inesperada. “Na verdade, eu estava procurando uma pós normal e acabei descobrindo que estava tendo esse processo de seleção do mestrado na UFPE. Aí me interessei, entrei em contato com o professor Allan, que me ajudou bastante também nesse processo de seleção, me deu algumas dicas”, relembrou.
Ao analisar as linhas de pesquisa, decidiu elaborar seu pré-projeto a partir de um tema próximo da sua experiência profissional. “Olhei os temas disponíveis para inscrição e optei por um que tinha muito a ver com o que eu já trabalho. Gostei bastante e desenvolvi o pré-projeto, que era uma das exigências do edital. No resto, consegui seguir tudo que era pedido”, explicou.
Segundo ele, a láurea acadêmica também contribuiu para a aprovação. “A láurea me ajudou porque contou na pontuação final. Então, no todo, foi um processo tranquilo, com três etapas até a inscrição”, afirmou.
Atuação profissional
Antônio iniciou sua trajetória profissional em agosto de 2023, quando ingressou como estagiário na área de desenvolvimento backend em Java, em uma empresa do Porto Digital, em Recife. Poucos meses depois, migrou para o desenvolvimento Android, permanecendo como estagiário até o início de 2024. Com o desempenho demonstrado, foi efetivado na empresa, onde atualmente atua como desenvolvedor Android Pleno.
Para Antônio, a experiência no IFPE foi determinante para sua trajetória acadêmica e profissional. Ele destaca que o aprendizado adquirido no curso e o apoio dos professores abriram caminhos para o mercado de trabalho e para a continuidade dos estudos.
“O papel do IFPE foi fundamental nessa minha trajetória porque foi através dele que eu consegui o trabalho que tenho hoje. Entrei como estagiário graças aos conhecimentos adquiridos no campus, com todos os professores, mas em especial com o professor Gustavo, que me ensinou Java e me permitiu ingressar no mercado usando essa linguagem. Desde o meu primeiro dia, o IFPE me ajuda, me ensina, me fortalece”, ressaltou.
Trajetória acadêmica
Durante a graduação, Antônio Pedro desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Aplicativo Nick: Uma nova forma de aprender”, que resultou na criação de um aplicativo registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o processo nº BR512025000800-7.
Para o professor do IFPE Allan Lima, que foi orientador de Antônio na graduação, “a conquista marca um importante reconhecimento para o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFPE Igarassu, reforçando a qualidade da formação oferecida e o protagonismo de seus estudantes no campo da Computação”.
Ele também lembrou a orientação recebida durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que foi decisiva para a aprovação no mestrado. “O professor Allan foi meu orientador de TCC e me ajudou muito nesse processo, assim como os outros professores, que contribuíram cada um com um pedaço da minha formação. Cada etapa foi importante para eu me tornar o profissional que sou hoje. Além disso, o IFPE despertou em mim a vontade de ser docente, e isso também motivou meu ingresso no mestrado. O IFPE foi essencial em todas as etapas da minha trajetória”, completou Antônio.
Trajetória de vida
Ao receber a notícia da aprovação, Antônio destacou a emoção e a importância do feito para sua trajetória e para sua família. “Quando recebi a notícia fiquei muito feliz. Como falei no meu discurso de formatura, minha família sempre me mostrou que pela educação eu poderia vencer. Minha mãe só conseguiu terminar os estudos depois de mais velha, porque quando era jovem foi proibida de estudar. Então, me formar já foi um marco, porque fui o primeiro da família a concluir o ensino superior. Agora, sou também o primeiro a ingressar em um mestrado”, disse.
Ele ressaltou ainda o significado da conquista no âmbito institucional. “O professor Allan me contou que eu fiz história por ser o primeiro concluinte de Sistemas para Internet do IFPE Igarassu a ingressar em um mestrado. Isso me deixou ainda mais feliz. Estou contente por poder levar o nome do IFPE para o CIn da UFPE e espero que dê tudo certo. Aliás, já está dando”, completou.