Alunos participam da 1ª aula do CELE Igarassu

Na última quarta-feira (7), 18 alunos do Campus Igarassu iniciaram as atividades do Centro de Línguas Estrangeiras (CELE), oferecido pelo IFPE como parte das ações e projetos para garantir empregabilidade. Os estudantes, que estão matriculados no 2º período dos cursos técnicos da modalidade subsequente, foram selecionados para o curso de Inglês Comunicativo, através de seleção que avaliou as maiores médias gerais do 1º período. O processo seletivo rendeu frutos na forma de donativos para o Orfanato Santo Antônio, que dá assistência para cerca de cem crianças e adolescentes do município.

O domínio básico de ao menos um idioma além do Português é um dos diferenciais que elevam a possibilidade de contratação e os perfis dos cursos ofertados pelo campus Igarassu (Informática Para Internet e Logística) motivaram o CELE a ofertar o ensino da língua inglesa. Conscientes disso, 37 discentes se inscreveram no processo seletivo, que não teve cobrança de taxas, mas previa a entrega voluntária de um quilo de alimento não perecível ou um kit de higiene pessoal.

As aulas serão realizadas nas quartas e quintas, das 12h50 às 14h20, no próprio campus, que funciona na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (FACIG), até que a sede própria seja construída. Antes da primeira aula, o coordenador do CELE, Ivo Felix, acompanhado das alunas Ellaine Dayane e Vanessa Clarissa, realizou a entrega dos donativos arrecadados para o Orfanato Santo Antônio.

O Orfanato Santo Antônio funciona na Rua Dantas Barreto, s/n, Centro Histórico de Igarassu. Irmã Ivone, responsável por sua administração, informou que o trabalho é, para crianças com idades entre 4 e 11 anos, assemelhado ao de uma creche e, para adolescentes entre 12 e 18 anos, um apoio educacional. Todos aproveitam as instalações do orfanato no período em que não estão na escola e seguem para suas residências ao final da tarde. Ao agradecer os donativos, a Irmã Ivone destacou que, quando todos contribuem com um pouco, é possível realizar trabalhos como o do orfanato, que tem mais necessidade de materiais de higiene pessoal.

Quem desejar ajudar ou mais informações pode ligar para 3543-0258.