Campus Igarassu completa seis anos nesta sexta-feira (16)

Mudança para a sede definitiva será em janeiro de 2021

O IFPE Campus Igarassu completa seis anos nesta sexta-feira (16), com a expectativa de mudança para a sede definitiva no início de 2021. A obra da sede definitiva do Campus Igarassu está entrando na fase de acabamento, com a execução chegando a 70% de construção realizada.

A mudança do campus para a nova sede está sendo planejada para janeiro de 2021, com a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas nos blocos: administrativo e de salas de aula. Com o atraso da obra, devido à pandemia de Covid-19, a estimativa é que no final do primeiro semestre de 2021 a empresa construtora entregue a sede definitiva concluída ao IFPE.

O diretor-geral do Campus Igarassu, James Lima, afirma que a chegada do novo Campus Igarassu é a realização de um sonho que iniciou em 2011, na Reitoria. “Para mim foi em 2014, quando cheguei para iniciar esse trabalho com a diretora-geral, Ana Regina, e a diretora de Ensino, Rosana Teles. Será um sentimento de missão cumprida tirar do papel a construção de uma unidade Educacional do IFPE. Quando digo construção, não é só das paredes estruturais que estou falando, mas da cultura organizacional, dos processos, dos serviços que estão e que ficarão à disposição da sociedade”, ressaltou James.

O total da área do novo Campus Igarassu é de quatro hectares, contendo, no primeiro projeto: um bloco de salas de aula; dois blocos de laboratórios; um bloco administrativo; um bloco de convivência e uma guarita. Os blocos são compostos por 16 salas de aulas; 12 salas para laboratórios; 25 salas administrativas; uma praça e um espaço de convivência.

O campus tem ainda uma área para expansão futura de: bloco de salas de aula; bloco de laboratórios; uma creche e um ginásio poliesportivo.

A assinatura simbólica da Ordem de Serviço para construção da sede definitiva do campus ocorreu em 2018, durante a celebração do aniversário de quatro anos IFPE Igarassu. O início das atividades do IFPE Igarassu foi em 2014, como parte da terceira fase da expansão do IFPE. A aula inaugural aconteceu em 16 de outubro de 2014, na primeira sede provisória, localizada no prédio da Faculdade de Igarassu (FACIG). O campus iniciou as atividades com a oferta de dois cursos Técnicos Subsequentes.

Atualmente, o IFPE Igarassu oferece os seguintes cursos:

>>Cursos Superiores:

*Tecnólogos:

– Tecnologia em Gestão da Qualidade

– Tecnologia em Sistemas para Internet

*Bacharelado:

– Administração

>>Técnico Subsequente:

– Informática para Internet;

– Logística;

>>Qualificação Profissional (Proeja):

– Almoxarife

– Operador de Computador

EXTENSÃO – Durante todo o ano de 2020, apesar da pandemia de Covid-19, os servidores do Campus continuaram desenvolvendo suas atividades de forma não presencial. Até setembro deste ano, o Campus Igarassu ofertou 10 cursos on-line de Extensão gratuitos, com 630 vagas para estudantes do IFPE e para o público externo. Já são mais de 200 horas de atividades remotas, ministradas a distância pelos professores e organizados pela Divisão de Pesquisa e Extensão (DPEX). Quatro projetos de Extensão também continuam em andamento no campus.

ESTUDANTES – O IFPE Igarassu tem atualmente 1302 estudantes ativos, nos cursos superiores, técnicos e de qualificação profissional, incluindo os que participam dos cursos de Extensão que estão em andamento.

EXPECTATIVAS – Segundo o diretor-geral do campus, James Lima, há a expectativa para a oferta, a partir de 2022, dos cursos de Logística e Informática integrados ao Ensino Médio. “Também estamos trabalhando com a oferta de mais um curso Médio integrado, em um novo eixo (Química ou Mecânica) para 2023, a depender de equipamentos e recursos materiais”, afirmou.

O diretor-geral informou ainda que também está nos planos do campus a oferta de um curso de Especialização na área de Gestão e de um curso na área de Licenciatura, a depender de recursos humanos para atender à demanda.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS – James Lima destaca que, com a conclusão da obra da sede definitiva, o Campus Igarassu vai ampliar sua contribuição para a região. “Com esse instrumento, que está localizado dentro de um complexo industrial, estaremos ampliando a oferta de qualificação profissional e do cidadão para mais municípios no entorno”, declarou.

Atualmente, a oferta de cursos do IFPE Igarassu beneficia moradores de municípios como: Abreu e Lima; Igarassu; Itapissuma; Ilha de Itamaracá e Araçoiaba. Com a sede definitiva, a expectativa é ampliar a cobertura para outros municípios vizinhos, a exemplo de Goiana; Carpina; Condado; Itambé e Caaporã (PB).

TRANSPORTE – A direção-geral do IFPE Igarassu está em contato com representantes das empresas que compõem o Complexo Industrial VTO, bem como com agentes públicos do município de Igarassu e do Estado de Pernambuco, a fim de viabilizar o transporte coletivo para os estudantes do campus. A perspectiva é de que, até a mudança para a sede definitiva, o transporte já esteja disponível para os alunos.

James Lima reforça que o trabalho que vem sendo realizado é uma construção diária, na qual servidores, terceirizados, estagiários e estudantes estão colocando, desde a fundação do campus até o presente momento, suas valiosas contribuições para o bem social, impactando de maneira positiva toda a região. “Tenho certeza que esse trabalho marcará para sempre a vida das pessoas que passaram, que estão e que passarão pelo Campus Igarassu”, declarou o diretor-geral do IFPE Campus Igarassu.

VESTIBULAR 2020.2 – O IFPE Igarassu está com inscrições abertas até o próximo dia 21 de outubro para o Vestibular Simplificado 2020.2. A oferta é de 76 vagas para os cursos Técnicos Subsequentes em Logística e Informática para Internet. A seleção será por análise curricular. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (Cvest).