Campus Igarassu tem 04 projetos de Extensão aprovados no edital de Políticas de Ações Afirmativas do IFPE

Projetos de Extensão visam combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero e de classe e promover respeito à diversidade e às especificidades de cada ser humano, valorizando as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais

Quatro projetos de Extensão do Campus Igarassu foram aprovados na seleção do Edital de Políticas de Ações Afirmativas do IFPE, que tem como objetivo promover inclusão e equidade por meio da concessão de bolsas de Extensão para projetos específicos, gerenciados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext). O resultado preliminar da seleção foi divulgado na última sexta-feira (09). O resultado final será publicado na próxima quarta-feira (14).

>> Relação de projetos aprovados:

• Refletindo sobre o machismo e as violências de gênero com estudantes do ensino médio-técnico, técnico e superior em Igarassu;
  • Autonomia feminina e saúde financeira;
  • Criação de um glossário multimídia com termos da área de Logística em Libras;
  • Usando ferramentas de comunicação digital para divulgação das ações dos Núcleos e do vestibular alcançarem as populações alvo das Ações Afirmativas.

>> Públicos-alvo de Ações Afirmativas do IFPE:

• Pessoas oriundas de escola pública;
  • Pessoas negras (pretas e pardas);
  • Mulheres em situação de vulnerabilidade social;
  • Povos indígenas;
  • Comunidades quilombolas;
  • Pessoas com deficiência;
  • Membros de famílias com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio (conforme critério estabelecido pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil);
  • Refugiados e portadores de visto humanitário;
  • População LGBTQIA+;
  • Povos do campo (segundo conceito utilizado pela Política de Extensão com os Povos do Campo do IFPE);
  • Pessoas idosas.

Acesse o Edital IFPE nº 21/2024-GR, que trata da submissão de projetos de Extensão e solicitação de bolsas de Extensão, voltadas para Ações Afirmativas.

Mais sobre o Edital

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta sexta-feira (09), o resultado preliminar do Edital de Políticas de Ações Afirmativas, que tem como objetivo promover inclusão e equidade por meio da concessão de bolsas de extensão para projetos específicos, gerenciados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext).

Com foco em projetos alinhados à Política de Extensão do IFPE, o edital selecionou propostas de intervenções que envolvam diretamente a comunidade externa e públicos-alvo específicos, como comunidades quilombolas, povos originários, povos ciganos e povos de terreiros. A finalidade é visibilizar ações comprometidas com o combate às discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero e de classe e na promoção do respeito à diversidade e às especificidades de cada ser humano, valorizando as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais.

Recursos poderão ser interpostos até às 23h59 do dia 12/08, por meio do e-mail: epexaa@reitoria.ifpe.edu.br, de acordo com orientações descritas no edital. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 14/08.

Resultado preliminar