Início do conteúdo

Encontro Pedagógico discute prevenção à Discriminação e ao Assédio Moral e Sexual

Casos Assédio Moral e Sexual e Discriminação ocorridos dentro do IFPE Igarassu devem ser denunciados à DAEE


Formas de prevenção, combate e acolhimento a eventuais vítimas de Assédio Moral e Sexual e Discriminação foram temas centrais no segundo dia da programação do Encontro Pedagógico 2024.1 do IFPE Igarassu.

Professores e servidores do Campus participaram de uma palestra sobre o Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no Campus, na manhã desta sexta-feira (02). O debate foi conduzido pela coordenadora da Divisão de Apoio ao Ensino e ao Estudante (DAEE), Alane Dantas, em conjunto com Rafael Frias, da Corregedoria do IFPE.

Casos Assédio Moral e Sexual e Discriminação ocorridos dentro do IFPE Igarassu devem ser denunciados à DAEE – Bloco A – Sala A08

O contato também pode ser feito por e-mail: daee@igarassu.ifpe.edu.br

Outro canal para denúncias é o e-mail da Ouvidoria: ouvidoria@igarassu.ifpe.edu.br

Plataforma FalaBR

Na ocasião, também foi apresentado o Guia Lilás, documento que reúne informações sobre o assunto, buscando esclarecer dúvidas e fornecer direcionamentos aos interessados.

>>>Saiba mais sobre o Guia Lilás:

CGU disponibiliza guia de orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação

Obra integra a Política de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no Poder Executivo Federal

A Controladoria-Geral da União (CGU) disponibilizou o “Guia Lilás: orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal”, instituído pela Portaria Normativa SE/CGU n° 58, de 7 de março de 2023. A obra integra a Política de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no Poder Executivo Federal, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Esta primeira versão será revisada após desenvolvimento das atividades do Grupo de Trabalho Interministerial que debaterá esta Política.

Buscando ser prático, o Guia traz conceitos e exemplos de atos, gestos, atitudes e falas que podem ser entendidos como atos de assédio moral ou sexual ou, ainda, de discriminação no contexto das relações de trabalho no Governo Federal, compilando entendimentos construídos em esforços prévios de trazer o panorama do assédio e seus desdobramentos no ambiente do setor público federal, com referência ao final do documento. Além disso, a obra traz também diferenças entre atos de gestão e assédio moral, orientações para prevenção, assistência e denúncia, entre outras informações úteis para o enfrentamento dessas práticas abusivas.

Para acessar o Guia, clique aqui.

Fim do conteúdo