Notícias
Estudantes do Campus Igarassu apresentam artigo em Seminário Nacional do CONIF
III Seminário do FORCAMPO acontecerá entre os dias 5 e 7 de agosto, no IF Sudeste de Minas Gerais
Duas estudantes do curso superior de Bacharelado em Administração vão representar o IFPE Igarassu em um evento científico nacional, na próxima semana. Marydyana Paula Pereira de Oliveira Mota e Yslleide Nathália Silva dos Santos, bolsistas de projetos de Extensão do Campus, viajam na próxima segunda-feira (04), para apresentar um artigo em Minas Gerais.
O trabalho é fruto da união de dois projetos de Extensão do IFPE Campus Igarassu, compostos por estudantes mulheres, que foram aprovados para apresentação no III Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo, das Águas e das Florestas 2025. O III Seminário do FORCAMPO será realizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), entre os dias 5 e 7 de agosto, no IF Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena.
O artigo aprovado é intitulado “Sustentabilidade e autonomia com a economia solidária circular e o fortalecimento da educação financeira para as camponesas”. A proposta resultou da união dos projetos de Extensão sobre Educação Financeira Comportamental e Licitação, coordenados pelos servidores do campus, Karla Costa Silva (Educação Financeira Comportamental) e Renato Costa (Licitação).
A inciativa tem como objetivo o empoderamento das mulheres do campo por meio do conhecimento financeiro, valorização das práticas locais e promoção da autonomia econômica. As estudantes autoras do trabalho são Marydyana Pereira de Oliveira Mota e Yslleide Nathália Silva dos Santos, ambas do curso de Bacharelado em Administração do Campus Igarassu. A orientação da submissão do trabalho foi feita pelos professores Lincoln Tavares dos Santos e Luiz Henrique de Oliveira Martins.
O projeto
O projeto foi desenvolvido por meio de vivências extensionistas, especialmente entre os dias 6 e 8 de maio, com ações realizadas no IFPE Barreiros e comunidades rurais de Pernambuco. O público envolvido inclui mulheres camponesas, lideranças locais, estudantes do IFPE, professoras e bolsistas.
Entre as ações desenvolvidas estão oficinas participativas, criação de cartilhas pedagógicas interativas e leituras críticas, que possibilitaram a valorização dos saberes populares, reforço do protagonismo feminino e fortalecimento comunitário na gestão financeira. Também foram enfrentados desafios como barreiras estruturais, adaptação da linguagem à realidade local e inclusão digital.
A iniciativa gerou impactos sociais expressivos, promovendo novos hábitos de consumo, controle orçamentário e fortalecimento da economia solidária, além de gerar parcerias importantes como o Projeto Reginas Financeiras (UFPE).
Essa experiência extensionista reforça o compromisso do IFPE Campus Igarassu com a transformação social por meio da educação pública e libertadora, destacando o papel fundamental das mulheres do campo como protagonistas de sua autonomia econômica.