IFPE Igarassu abre inscrições para 20 vagas em Edital de incentivo à arte e à cultura

Interessados devem realizar inscrição via formulário virtual até 29 de outubro; selecionados receberão bolsa de R$ 200 por dois meses

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC), junto com a Divisão de Apoio ao Ensino e ao Estudante (DAEE) do IFPE campus Igarassu, publicaram, nesta quarta-feira, (25), o Edital nº 09/2023.2/DGCIGR/IFPE, que dá acesso ao Programa de Incentivo à Arte e Cultura 2023.2. O Programa visa estimular a prática artística e cultural de estudantes do IFPE.

BOLSAS – Serão ofertadas 20 (vinte) bolsas no valor individual de R$ 200,00 (duzentos reais) por estudante, por um período de dois meses (novembro e dezembro).

INSCRIÇÕES – Os estudantes interessados devem realizar inscrição por meio de um formulário virtual , no período de 25 de outubro (quarta-feira) a 29 de outubro (domingo). No ato da inscrição, cada estudante deverá, obrigatoriamente, fazer o envio virtual dos seguintes documentos: RG, CPF e histórico (emitido pelo Q-Acadêmico).

SELEÇÃO – Os candidatos realizarão uma Apresentação Cultural que demonstre alguma habilidade artística. Compreendem-se atividades artísticas nesse Edital: recital de poesia; monólogo teatral; apresentação de dança; apresentação musical; exposição de desenhos e/ou pinturas autorais; exposição de fotografias autorais. Será necessário articular as apresentações artísticas citadas anteriormente com a temática do racismo estrutural e/ou desigualdade de gênero.

As apresentações ocorrerão entre os dias 1º de novembro de 2023 a 06 de novembro de 2023 , conforme cronograma a ser divulgado após a homologação das inscrições.

RESULTADOS – O resultado preliminar está previsto para ser publicado no dia 07 de novembro, sendo o dia 08 de novembro reservado para interposição de recursos. Já o resultado final, será divulgado no dia 14 de novembro.

Sobre o Programa

O Programa de Incentivo à Arte e à Cultura tem o objetivo de estimular a vivência da cidadania por meio da prática artística e cultural, ampliando as oportunidades de acesso e de participação de estudantes em atividades de arte e cultura, bem como apoiando o desenvolvimento e a socialização de experiências de discentes artistas que possam atuar como agentes culturais na instituição. Esse programa efetiva-se por meio da oferta de auxílio financeiro a estudantes vinculados a projetos institucionais, seja como participantes, seja como agentes culturais, para que se dediquem a atividades orientadas e supervisionadas por profissionais do IFPE, preferencialmente da área de artes, e é executado a partir de edital específico.

Edital nº 09/2023.2/DGCIGR/IFPE

PORTARIA CIGR/IFPE Nº 123, DE 24 DE OUTUBRO DE 2023