IFPE Igarassu divulga orientações para matrícula de aprovados

Classificados devem ficar atentos aos prazos e à documentação

Os candidatos classificados no Processo de Ingresso 2021.1 do IFPE para o Campus Igarassu devem ficar atentos às datas para realização da Matrícula Obrigatória. Outro detalhe a ser observado com atenção é a documentação que deverá ser enviada por e-mail no dia programado para cada curso.

É importante ressaltar que as matrículas serão feitas exclusivamente de forma on-line, devido ao agravamento da situação da pandemia de coronavírus em todo o Brasil.

A relação completa de documentos, bem como o Cronograma e demais orientações sobre a Matrícula Obrigatória, estão disponíveis no Edital de Matrícula, disponível no site da Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest): cvest.ifpe.edu.br

Para fazer a matrícula, o candidato classificado deve enviar a documentação listada no Edital de Matrícula para o e-mail da Cvest do IFPE Igarassu no dia estabelecido no Cronograma de matrículas do campus. O e-mail para envio da documentação é: cvest@igarassu.ifpe.edu.br

Os aprovados devem ler com atenção as informações e instruções contidas no Edital de Matrícula para não perderem o prazo nem cometerem erros durante o processo. Na parte final do Edital (ANEXOS), está o Quadro 7, contendo todo o cronograma de matrícula on-line do Campus Igarassu.

As dúvidas sobre a Matrícula Obrigatória devem enviar para o e-mail: cradt@igarassu.ifpe.edu.br

DOCUMENTAÇÃO – Entre as informações contidas no Edital de Matrícula estão o Cronograma de Matrículas e a lista de documentos a serem enviados, bem como os detalhes sobre os formatos de arquivos digitais. A Cvest recomenda que os candidatos comecem a separar e organizar a documentação a ser enviada para matrícula assim que confirmarem a sua aprovação.

***(IMPORTANTE: confira a lista completa de documentos de acordo com a sua situação)

=> Entre os documentos exigidos no Edital de Matrícula estão:

Originais e cópias dos seguintes documentos:

•   Certidão de nascimento ou casamento;
  •   Documento de identificação;
  •   CPF;
  •   Comprovante de quitação com a justiça eleitoral, para os maiores de 18 anos;
  •   Documento de identificação do responsável legal, para os menores de 18 anos;
  •   Documento comprobatório de regularidade do serviço militar, para os homens.
  •  Uma foto 3×4 recente;

Também são exigidas originais e cópias do Histórico Escolar e do certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio para os candidatos dos cursos subsequentes e superiores

Além disso, é necessária a apresentação do Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz (Anexo I do Edital de Matrícula) devidamente preenchido e assinado.

Aprovados pelo sistema de cotas devem acrescentar a essa lista documentos que comprovem que estudaram em escola da rede pública de ensino e de sua renda familiar.

Candidatos com deficiência deverão apresentar também laudo médico indicando o tipo, grau ou nível de necessidade, com referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID).

Para aqueles que concorreram às vagas em regime de cotas nos cursos de vocação agrícola, será exigida documentação específica que ateste que o candidato é do campo. A Comissão destaca que para todos os cotistas existem documentos e formulários específicos a serem preenchidos e que os mesmos estão detalhados no edital e em seus anexos.

RECURSOS – As respostas aos recursos foram disponibilizadas na Área do Candidato, no site da Cvest.

RECLASSIFICAÇÃO – Os candidatos que ficaram na condição de “classificável” ou “remanejável” devem aguardar as listas de reclassificação que serão publicadas caso sobrem vagas após o período de matrícula. Essas vagas podem surgir em casos como: não realização de matrícula por algum candidato; erro ou ausência de envio da documentação comprobatória exigida ou não atendimento às exigências para o preenchimento da vaga.

As possíveis reclassificações vão ocorrer de acordo com a ordem decrescente da Média Final obtida pelo candidato.

Confira o Cronograma completo do Campus Igarassu na página 29 do Edital de Matrícula do IFPE. Os candidatos devem acompanhar a divulgação das chamadas de reclassificação no site da Cvest.

=> RECLASSIFICÇÕES PREVISTAS (CASO SOBREM VAGAS APÓS A MATRÍCULA):

1ª Reclassificação: 09/04/2021

2ª Reclassificação: 20/04/2021

COTAS – Para os candidatos que estão com dúvidas sobre o ingresso por meio de cotas e ampla concorrência, a Cvest esclarece que os candidatos cotistas concorreram ao mesmo tempo à vaga de ampla concorrência e pelo do sistema de cotas. Os cotistas que obtiveram uma média alta suficiente para ingressar pela ampla concorrência também foram classificados para entrar nessa condição. Conforme previsto nos itens 10.8 e 10.9 do Edital do Processo de Ingresso 2021 do IFPE:

10.8 – Todos/as os/as candidatos/as serão ordenados/as em uma lista de classificação geral, independentemente da reserva de vagas destinada às cotas.

10.9 – Os/As candidatos/as que optarem pela reserva de vagas do sistema de cotas também concorrerão às vagas de Ampla Concorrência considerando a lista de classificação geral.

>>>DATAS DA MATRÍCULA REGULAR OBRIGATÓRIA ON-LINE:

– TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Data: 22/03/2021

– TÉCNICO EM LOGÍSTICA

Data: 23/03/2021

E-mail: cvest@igarassu.ifpe.edu.br

**MATRÍCULA DOS RETARDATÁRIOS (todos os cursos técnicos)

Data: 24/03/2021

– TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

Data: 25/03/2021

– TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

Data: 26/03/2021