IFPE Igarassu realiza Demo Week 2023.2

Evento tem transmissão em tempo real no canal do Campus no YouTube

O IFPE Igarassu promove esta semana mais uma edição da “Demo Week”. O evento ocorre presencialmente, no Campus, entre os dias 20 e 21 de dezembro, nos turnos da manhã e da tarde.

Entre as atividades da “Demo Week”, está a apresentação e demonstração dos projetos que foram desenvolvidos ao longo do semestre 2023.2 pelos estudantes dos cursos Técnico em Informática para Internet (IPI) e Superior em Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI).

Competição de Robótica

O ponto alto da programação do primeiro dia de Demo Week foi a final da Competição de Robótica. Três equipes compostas por estudantes de TSI participaram da disputa: Equipe Vermelha; Equipe Azul e Equipe Verde (carro: McGreen).

Os alunos construíram, no Laboratório IFMaker, carros seguidores de linha, que foram colocados em movimento na área de provas instalada dentro do evento para realizar as etapas do circuito. A competição avalia, entre outros quesitos, a inovação em Tecnologia da Automação.

A Equipe Verde foi a vencedora da competição, com o carrinho “McGreen”. Em segundo lugar ficou a Equipe Vermelha, com o carrinho “Django” e o terceiro lugar foi para a Equipe Azul, com o carrinho “Cyberpôdi”. Os estudantes receberam medalhas e brindes das empresas Tascom e Marilan, apoiadoras do evento, como parte da premiação.

Resultado Competição de Robótica – Demo Week 2023.2:

• 1º lugar – carro “McGreen” – Equipe Verde
  • 2º lugar – carro “Django”- Equipe Vermelha
  • 3º lugar – carro “Cyberpôdi” – Equipe Azul

Bate-papo com egressos

Dentro da programação do primeiro dia de Demo Week 2023.2, tivemos o Bate-papo com ex-estudantes do IFPE Igarassu que atualmente trabalham em empresas do Porto Digital de Pernambuco.

Janaina Fortunato e Odin Oliveira cursaram o Técnico em Informática para Internet (IPI) no Campus. Janaina atua na Avanade, que é uma empresa de Consultoria na área de Tecnologia. Odin trabalha na Empresa de Tecnologia SiDi.

Ambos compartilharam suas experiências com os participantes do evento, bem como a importância de terem recebido formação profissional no IFPE.

Odin Oliveira relata de que forma o IFPE influencia em sua carreira profissional: “A colaboração, o companherismo e a sensação de pertencimento. O IF cria muito bem essa cultura, para você ser uma pessoa muito assídua. Alguém que sempre está presente para outras pessoas, que possa trabalhar bem em equipe, o que é muito importante na nossa área. Eu me sinto muito bem preparado e hoje eu vejo o reflexo dessa realidade no mercado de trabalho”.

Janaina Fortunato comemora a participação no evento “Eu adorei. Foi uma experiência diferente. Gostei de responder às perguntas. Achei o evento legal, porque também tem a parte de Robótica, uma programação diversificada, além da presença de pessoas de fora e do meu colega (Odin)”, afirmou.

Programação Completa:

Primeiro dia – Quarta-feira (20/12):

•  Manhã
  •  Café da manhã
  • Bate-papo com egressos: relatos de experiências de ex-alunos dos cursos do Campus Igarassu que, após a conclusão dos estudos, estão atuando no mercado de trabalho ou na área de Pesquisa;
  •  Final da Competição de Robótica

• Tarde
  • Oficinas: serão quatro oficinas simultâneas, nos laboratórios
  • Jogos