Notícias
IFPE fica em 1º lugar na seleção para o Programa de Educação Tutorial (PET)
Campus Igarassu obteve nota máxima dentre as 280 propostas de todo país, submetidas nos cinco eixos do edital
O IFPE comemora a aprovação em primeiro lugar no edital de seleção para o Programa de Educação Tutorial (PET). A iniciativa selecionou 45 novos grupos de todos o país que passarão a integrar o programa do Ministério da Educação (MEC). O grupo a ser criado no Campus Igarassu será chamado “PET Conexão Periferia” e terá como objetivo combater a desinformação na região atendida pela unidade, através de ações baseadas na indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.
A proposta do IFPE concorreu com outras 86 dentro do eixo “Rede Integridade da Informação”, tendo sido a única a receber nota máxima nesse eixo, mesmo concorrendo com universidades consideradas as melhores do país, a exemplo da USP, UNICAMP e UFMG. Além disso, dentre todas as 280 propostas submetidas no âmbito dos cinco eixos do edital, apenas duas obtiveram nota máxima, uma delas foi o “PET Conexão Periferia”.
“A iniciativa nasce como um desdobramento natural do sucesso das ações realizadas no IFPE Igarassu, visando garantir a confiança, a integridade, a precisão, a consistência e a confiabilidade das informações sobre temas como saúde pública, crise climática e democracia”, destaca Allan Lima, professor do IFPE Igarassu e chefe do Departamento de Inovação e Tecnologia (DINT), ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq).
O PET no Campus Igarassu será composto por 12 bolsistas do curso de Sistemas para Internet e um tutor, representando um investimento anual por parte do Governo Federal no valor de R$ 139.400 (cento e trinta e nove mil e quatrocentos reais), para subsidiar bolsas e custeios do grupo.
Gestoras de Ensino, Pesquisa e Extensão comemoram chegada do PET no IFPE
Para Allan Lima, essa aprovação é um momento histórico para o IFPE, visto que o PET representa a chegada de um novo programa na instituição. “Diferente dos Programas de Pesquisa, de Extensão e de Monitoria, os bolsistas do PET devem desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ao mesmo tempo, fazendo com que os mesmos possam explorar de forma única suas vidas acadêmicas”, pontuou o docente.
Além disso, Lima ressaltou o caráter atemporal do Programa de Educação Tutorial, pois como o PET não é um projeto e sim um programa, o grupo não possui data para ser encerrado. “O PET será parte integral do Campus Igarassu e do curso de Sistemas para Internet. Os grupos PET mais antigos do Brasil vêm sendo financiados pelo governo por décadas”, enfatizou.
Confira os diferenciais da proposta e as atividades previstas para os primeiros quatro anos do “PET Conexão Periferia”.
PET – O Programa de Educação Tutorial, criado pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria nº 976/2010, fomenta grupos de aprendizagem tutorial, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores de grupos do PET. Além disso, o programa contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visando à qualidade da formação universitária. Editais para criação de grupos PET são muito raros e concorridos, o último edital havia sido lançado em 2012.
Atualmente, existem 835 grupos do PET em todo o país. Eles envolvem mais de 8 mil alunos bolsistas, de 80 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal. Desses grupos, 96% estão em universidades públicas.