Nome da Biblioteca do IFPE Igarassu será Vicente Carlos de Almeida Júnior

Homenageado foi um aluno com desempenho acadêmico brilhante, que fazia questão de ajudar o próximo

A comunidade acadêmica do IFPE Igarassu escolheu o nome do ex-aluno Vicente Carlos de Almeida Júnior para a Biblioteca definitiva do Campus. A votação foi realizada de forma on-line, via formulário eletrônico (Google Forms), entre os dias 9 e 11 de outubro de 2023.

Vicente concluiu o curso superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade no IFPE Campus Igarassu em 2021. Após a conclusão do curso, ele trabalhou como supervisor de produção e qualidade de uma metalúrgica da região e estava cursando MBA em Gestão da Produção e Qualidade na UPE.

No dia 17 de novembro de 2022, Vicente faleceu, vítima de um acidente automobilístico.

Joyce Macêdo, que era noiva de Vicente, recebeu com bastante emoção a notícia sobre a escolha do nome dele para a biblioteca, pela comunidade acadêmica do campus: “é uma homenagem muito linda e significativa”.

Ela completou relembrando: “No próximo mês fará um ano da sua ausência por aqui, mas ele segue vivo a cada pensamento, a cada lembrança. Uma pessoa que veio para servir ao próximo e cumpriu sua missão com maestria”.

O diretor-geral do IFPE Campus Igarassu, James Lima, reforçou as qualidades do aluno Vicente e enfatizou a importância de a escolha ter sido feita de forma democrática, por meio de votação aberta à participação de toda a comunidade acadêmica. “Foi uma escolha democrática, com a participação de todos. Isso é muito importante para nós”, completou.

O prédio onde vai funcionar a Biblioteca definitiva do IFPE Campus Igarassu está em fase de acabamento. O equipamento será inaugurado ainda este ano, mas a data ainda não está definida. A cerimônia de inauguração vai contar com a presença dos familiares do homenageado.

A votação

Inicialmente, estudantes, servidores e colaboradores terceirizados enviaram sugestões de nomes para participar da votação. Os cinco nomes mais votados foram:

• Vicente Carlos de Almeida Júnior
  • Tâmara Magaly Silva
  • Chico Science
  • Carlos Drummond de Andrade
  • Manuel Bandeira

Participaram da votação on-line 120 membros da comunidade acadêmica.

Do total de votos:

• 43,33% foram para Vicente Carlos;
  • Tâmara Magaly obteve 22,5%;
  • Chico Science ficou com 20% dos votos;
  • Carlos Drummond de Andrade registrou 12,5% e
  • Manuel Bandeira recebeu 1,64%.

Vicente no IFPE Campus Igarassu

Vicente Carlos de Almeida Júnior concluiu o curso superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade no IFPE Campus Igarassu em 2021. Foi um estudante muito dedicado aos estudos, com um histórico acadêmico brilhante, o que lhe rendeu a láurea acadêmica de sua turma, que é uma honraria de reconhecimento ao mérito acadêmico de um aluno com destacado desempenho durante a sua formação.

Em sua trajetória no curso,  Vicente  também foi aluno-pesquisador bolsista de Iniciação Científica, com artigos científicos publicados em importantes eventos acadêmicos em sua área de formação, como também publicou um capítulo de livro.

Vicente foi representante de turma e sempre muito envolvido nas atividades acadêmicas do Campus Igarassu, sendo um estudante muito querido e com bom relacionamento com colegas de turma, professores e servidores.