Notícias
PET Conexão Periferia participa da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
Esta é a 1ª participação do IFPE Igarassu na SNEPT; evento será de 7 a 9 de outubro, em Brasília
O PET Conexão Periferia, do IFPE Campus Igarassu, teve proposta aprovada para participação na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT). O evento será realizado em Brasília, entre os dias 7 e 9 de outubro.
A proposta foi escrita pelas estudantes Joyce Kelle Cordeiro da Silva e Mariana Neves Tavares, com revisão do tutor do grupo, o professor Allan Lima. Esta é a primeira vez que o Campus Igarassu será representado nesse evento nacional. O projeto selecionado ficou em terceiro lugar no Edital GR/REI/IFPE nº 38/2025. Os custos de participação das alunas PET serão financiados pelo MEC.
Sobre o trabalho
O título da publicação é: “Simulação Computacional de Pandemias como Ferramenta de Popularização da Ciência e Formação Cidadã”. A apresentação é parte da proposta institucional do IFPE no Edital MEC nº 10/2025.
As oficinas de simulação que compõem o projeto já foram realizadas no IFPE Campus Igarassu e serão adaptadas para a Mostra Tecnológica da SNEPT.
O trabalho incentiva o público a usar o método científico para refletir sobre hipóteses ligadas a situações relacionadas ao contexto de pandemia, como os efeitos da vacinação.
Realizações do PET Conexão Periferia
Esta é a primeira vez que o Campus Igarassu será representado na SNEPT. A proposta foi redigida por duas integrantes do Programa de Educação Tutorial – PET Conexão Periferia (Joyce Kelle Cordeiro da Silva e Mariana Neves Tavares), sendo o tutor responsável apenas pela revisão e ajustes finais no texto.
Com menos de um ano desde a sua criação, o PET Conexão Periferia foi contemplado em um edital interno do IFPE, onde concorreu com projetos que estão há mais de 10 anos em desenvolvimento.
Além disso, a proposta enviada representa uma ação pontual do PET em conjunto com a Monitoria dos componentes curriculares da disciplina Introdução à Programação. Segundo o professor Allan Lima: “por conta disso, quando grupo estiver com 12 bolsistas e suas macroatividades já tiverem resultados consolidados, espera-se que o PET possa recorrentemente ganhar editais deste tipo, funcionando assim como uma importante ferramenta de divulgação dos projetos em desenvolvimento no Campus”.
Resumo da proposta
O projeto promove a formação cidadã através de simulações de pandemia. Os participantes da SNEPT serão colocados no centro do processo de construção do conhecimento ao executar as simulações in loco, usando uma metodologia que emula o método científico.
Os participantes serão incentivados a:
- Definir hipóteses (ex: vacinação pode salvar vidas);
- Executar experimentos (ex: simular o número de mortes entre populações vacinadas e não vacinadas); e
- Analisar se os resultados validam a hipótese.
A iniciativa é uma parceria do PET Conexão Periferia e da monitoria Introdução à Programação do IFPE Campus Igarassu.
Monitores que participaram da execução das oficinas:
- Aécio Barbosa Verçosa Junior
- Alan José de Lima Araújo
- Alcir José da Silva Júnior
- Arthur Bandeira Leal De Oliveira
- Joyce Kelle Cordeiro da Silva
- Marília Gabriela Silva Cardoso
- Victor Gustavo Souza de Oliveira
Discentes que compõem o grupo:
- Guilherme Valença Rodrigues Pereira
- Hanna Sabrynna da Fonseca Pereira
- Izabelle Nathalia Alves Vieira
- Lucas Amaro de Souza
- Mariana Neves Tavares
- Joyce Kelle Cordeiro da Silva
- Claudiane Rodrigues Alves
- Erick da Silva Souza
- Rafaela das Neves Barbosa
E-mail do PET Conexão Periferia: pet@igarassu.ifpe.edu.br
Tutor do PET Conexão Periferia: Prof. Dr. Allan Diego Silva Lima
Mais informações sobre o PET Conexão Periferia: