Servidores do campus doam cestas básicas a famílias em vulnerabilidade social

Recursos financeiros para compra dos alimentos foram obtidos por meio de campanha interna de arrecadação

Na tarde da última sexta-feira (24), representantes da Comissão de Enfrentamento à COVID-19 do IFPE-Igarassu distribuíram 33 cestas básicas para moradores dos municípios de Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Araçoiaba, Abreu e Lima e Recife. Foram 26 kits contendo alimentos e materiais de limpeza para os estudantes do Campus cujas famílias se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.

Outras três cestas de mantimentos foram entregues a familiares dos alunos. A Rede de Coletivos Igaraçuara e o Lar de Idosos Jesus de Nazaré receberam dois kits cada. Para viabilizar a ação solidária, os servidores do Campus realizaram uma campanha interna de arrecadação de recursos financeiros em prol das doações.

A iniciativa integra as ações da Comissão Interna de Enfrentamento à COVID-19, coordenada pelo diretor-geral do IFPE-Igarassu, James Lima. O setor de Assistência Estudantil do Campus realizou um levantamento, a fim de identificar as pessoas que receberiam as doações provenientes dessa primeira campanha.

Representando a Comissão Interna, bem como os demais integrantes da Comunidade do IFPE-Igarassu, os servidores Linclon Tavares e Alexandre Magno, além do motorista Asdrúbal Junior, realizaram a compra, embalagem, higienização e entrega das cestas básicas. Como forma de valorizar e fortalecer o comércio local, a compra dos produtos que foram doados foi realizada em pequenos estabelecimentos comerciais do município de Igarassu.

Comissão de Enfrentamento à Covid-19

Entre as ações da Comissão de Enfrentamento à Covid-19 do IFPE-Igarassu, estão ainda uma ação solidária que distribuiu 40 litros de álcool 70%, no último dia nove de abril, nos seguintes locais: Rede de Coletivos Igaraçuara (Coletivo Mariu e Coletivo Catuca); Convento Sagrado Coração de Jesus; Lar Portal da Luz e Lar do Idoso Jesus de Nazaré. O produto foi doado pela Usina São José e o campus providenciou a compra de embalagens, contado com o auxílio dos profissionais da usina para o envasamento adequado do material.

A Comissão também está realizando o monitoramento dos servidores e dos estudantes em período de isolamento social, por meio da aplicação de questionários com questões específicas sobre as formas como a comunidade do campus Igarassu está lidando com a situação atual. O objetivo dos levantamentos é reunir informações essenciais para o desenvolvimento de ações específicas para a realidade local durante a quarentena.

Ainda como intuito de promover ações que minimizem os efeitos negativos ocasionados pela pandemia, o Serviço Social do Campus Igarassu elaborou uma cartilha digital (nos formatos PDF e vídeo), contendo o passo a passo para o cadastramento no programa de auxílio emergencial do Governo Federal. O material foi produzido para auxiliar os estudantes cujas famílias estivessem dentro do perfil exigido para receber o benefício mensal de R$ 600. A cartilha foi publicada no Portal do IFPE e distribuída por e-mail e WhatsApp.