“Setembro Surdo’ promove inclusão no IFPE Igarassu

O evento foi promovido pelas Tradutoras e Intérpretes de Libras do Campus

O IFPE Campus Igarassu realizou, nesta sexta-feira (29), o evento ‘Setembro Surdo’.

A atividade é alusiva ao Dia da Pessoa Surda, que é celebrado todo 26 de setembro.

O evento foi promovido pelas Tradutoras e Intérpretes de Libras (TILs) do IFPE Igarassu, Joana Rosas e Celivane Souza.

As TILs são vinculadas à Divisão de Apoio à Pessoa com Deficiência – DAPD do campus, que é coordenada pela psicóloga Maria Helena Almeida.

Foram realizadas duas palestras abordando a Cultura Surda:

• Introdução à Libras – Joana Rosas e Celivane Souza – Tradutoras e Intérpretes de Libras do IFPE Campus Igarassu
  • Cultura Surda – Erika Andrade – professora de Libras do IFPE Campus Cabo

26 de setembro – Dia da Pessoa Surda

O Dia da Pessoa Surda foi instituído no Brasil em 2008, por meio do Decreto nº 11.796.

O mês de setembro foi escolhido porque em setembro de 1857 foi inaugurada a primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro.

Já a cor azul representa resistência, uma vez que, durante a segunda Guerra Mundial, as pessoas com deficiência, incluindo as pessoas surdas, eram identificadas por um laço azul amarrado no braço e encaminhadas para execução.