Perfil Profissional
O profissional egresso do curso Técnico em Informática para Internet deve ser capaz de processar as informações abstraídas de uma massa incontável e crescente de dados (aquelas que, pela sua natureza, interessam às organizações e/ou à sociedade como um todo), aplicando os conhecimentos científicos e tecnológicos acumulados historicamente nessa área. Deve, ainda, ter senso crítico e ser capaz de participar do desenvolvimento econômico da região, integrando a formação técnica à cidadania.
O Técnico em Informática para Internet desenvolve programas de computador para Internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação; utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos; e desenvolve e realiza a manutenção de sítios e portais na Internet e na intranet. É o profissional com competência para planejar, criar, produzir e implementar aplicações web, desenvolvendo páginas estáticas, dinâmicas e interativas, sendo capaz de conceber, projetar e programar soluções envolvendo sistemas computacionais.
Além disso, estar apto a desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar a manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento, além de planejar etapas e ações de trabalho. Apresenta, ainda, habilidades de comunicação, gestão e trabalho em equipe, uma vez que seu nível de autonomia e responsabilidade vai depender do projeto, escopo e empresa no qual o profissional estará inserido. Podendo trabalhar de forma autônoma, produzindo e gerindo sistemas, ou ainda, como parte de uma equipe para sistemas de médio a grande porte.
Abaixo podemos ver as áreas de atuação onde o Técnico em Informática para Internet poderá exercer suas funções no polo tecnológico.
Áreas de Atuação:
- Aplicativos para dispositivos móveis
- Consultoria em TI – planejamento, teste e qualidade de software e processos
- Call center
- Comércio eletrônico
- Data center
- Desenvolvimento de softwares
- E-business
- Infraestrutura e conectividade
- Jogos e entretenimento digital
- Mobilidade e gestão urbana
- Outsourcing
- Páginas eletrônicas
- Pesquisa e desenvolvimento
- Sistemas educacionais
- Sistemas de gestão empresarial
- Segurança da informação
Competências:
Para atender às exigências de formação previstas no perfil de conclusão, o Técnico em Informática para Internet deverá mobilizar e articular com pertinência os saberes que permitam a sua atuação no desenvolvimento e na instalação e manutenção de sistemas computacionais, integrando suporte científico, tecnológico e valorativo que lhe permita:
● Especificar, instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares;
● Utilizar softwares aplicativos e utilitários;
● Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário;
● Descrever componentes e sua função no processo de funcionamento de uma rede de computadores, instalando e configurando protocolos e softwares de redes;
● Instalar e configurar sistemas operacionais de redes de computadores;
● Aplicar conceitos de algoritmos e orientação a objetos;
● Compreender o funcionamento das estruturas de dados básicas;
● Aplicar técnicas de análise e projeto de sistemas orientados a objetos;
● Reconhecer o processo de desenvolvimento de software;
● Aplicar conceitos de projeto e implementação de banco de dados;
● Identificar processos e fluxo de informações dentro das organizações;
● Elaborar e executar projetos de sistemas para Web;
● Avaliar modelos de organização de empresas;
● Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos;
● Avaliar a necessidade de suporte técnico de usuários;
● Estabelecer relações entre ética e cidadania, assumindo uma postura ética no trabalho e no convívio social;
● Reconhecer os diferentes processos de intervenção humana no meio ambiente, identificando as transformações, os riscos e as questões éticas daí decorrentes;
● Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe, relacionando-se adequadamente com os profissionais envolvidos no processo de trabalho;
● Investir no constante autoaperfeiçoamento de modo a acompanhar ou propor inovações, identificando e incorporando criticamente novos métodos, técnicas e tecnologias à sua prática profissional.