IFPE-Campus Palmares realiza primeiro Encontro de Inclusão

Evento reuniu estudantes, familiares, membros da comunidade acadêmica e público externo

O IFPE-Campus Palmares promoveu, no dia 05 de setembro, o primeiro Encontro de Inclusão. Com o objetivo de compartilhar experiências e promover reflexões sobre os desafios e possibilidades da Inclusão, o evento reuniu membros da comunidade acadêmica e público externo.

A abertura do encontro contou com a participação do Diretor-Geral do IFPE-Palmares, Plínio Guimarães, que destacou a importância de se discutir a temática e falou sobre as ações inclusivas promovidas pela instituição. Na sequência, estudantes do campus apresentaram uma interpretação em Libras da música “Por enquanto”, executada pela cantora Cássia Éller.

A programação seguiu com a palestra “Convivendo com o autismo: Aprendizados e Desafios”, proferida pela assistente social e diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmares, Chiara Santos. Mãe de um autista, ela compartilhou sua vivência, desde a descoberta da necessidade específica de seu filho, até o seu trabalho na associação, fruto da sua iniciativa em ajudar outros pais a lidar com os desafios da pessoa com necessidades específicas.

Também foram promovidas uma oficina de introdução a Libras, ministrada pela tradutora e Intérprete de Libras, Ludmila Andrade, e uma roda de conversa com a mãe de um estudante cadeirante. Com o título “Igualdades e Diferenças: Vivências de um estudante com deficiência no IFPE”, a fala de Mauricéia França foi marcada pelos desafios e superações da história de vida do seu filho Vinícius Luiz, aluno do 2º período do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Campus Palmares.

O evento foi gratuito e aconteceu na biblioteca da Famasul.