IFPE Palmares divulga resultado final do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022

Programa vai ampliar as condições de permanência de 56 estudantes do IFPE. Confira a listagem dos beneficiados!

O IFPE Palmares divulgou, nesta segunda-feira (03), o resultado final do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022, conforme o estabelecido no Edital 10/2022.

O Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica do IFPE tem o objetivo de ampliar as condições de permanência dos(as) estudantes do IFPE, contribuindo para a igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas e minimizando os efeitos das desigualdades sociais e culturais, permitindo, assim, viabilizar a permanência no curso e o itinerário exitoso dos (as) estudantes em situação de vulnerabilidade social.

O auxílio pode atingir os valores de R$ 130, R$ 180 ou R$ 230,00, de acordo com a faixa na qual o(a) estudante se insere.

>> Veja a listagem com o resultado final do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022
>> Clique para acessar o Edital 10/2022

Em caso de dúvida, deve-se procurar atendimento presencial na DAEE ou entrar em contato através dos e-mails cseso@palmares.ifpe.edu.br ou falecomdaee@palmares.ifpe.edu.br

Público-alvo do programa

Foram contemplados(as) no Programa estudantes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente advindos(as) de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo, e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

O benefício não pode ser acumulado com o Programa de Assistência ao Estudante do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja); sendo assim, o estudante deve optar com qual programa deseja seguir, após a publicação do resultado final da seleção.

O benefício também não pode ser acumulado com o Programa de Bolsa Permanência vigente no semestre letivo.
Não fazem parte do público-alvo deste Edital estudantes matriculados(as) em cursos ofertados no âmbito do Programa Mulheres Mil, PROIFPE Acesso (pré-vestibular), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e demais cursos de extensão.

A duração da concessão da Manutenção Acadêmica será referente ao período mínimo de integralização do curso de ingresso do(a) beneficiário(a) no IFPE mais 2 (dois) semestres letivos, considerando-se, no entanto, o cumprimento, pelo(a) estudante contemplado(a), das condições do edital a cada semestre e a disponibilidade orçamentária.

O(a) estudante poderá receber, a cada semestre, um quantitativo de parcelas equivalente à duração do semestre letivo.

O(a) estudante que se submeter a este Edital e não for contemplado(a) por não haver disponibilidade orçamentária poderá, havendo disponibilidade orçamentária posteriormente, ser incluído(a) no Programa mediante avaliação do Serviço Social, respeitando-se a lista de espera, caso exista, obtida a partir dos critérios previstos no Edital.

O (a) estudante contemplado(a) no Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica poderá acumular tal benefício com outros auxílios da Assistência ao Estudante e com bolsas de programas acadêmicos (salvo o Programa de Bolsa Permanência do IFPE e o Programa de Assistência Estudantil do Proeja), desde que haja disponibilidade orçamentária da instituição e de acordo com o parecer do Serviço Social.

O(a) estudante selecionado(a) para o Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica em edital anterior que tenha prestado nova seleção de ingresso e sido aprovado(a) em outro curso, mesmo que no mesmo campus, deverá participar novamente da seleção para acesso à manutenção acadêmica.