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IFPE Palmares receberá verba de R$ 240 mil do governo de Pernambuco, através do Edital Helen Khoury

Dois projetos voltados para a democratização do acesso à ciência e à tecnologia foram selecionados, e vão promover atividades em 14 escolas de três regiões pernambucanas


Pesquisadores do IFPE Palmares tiveram dois projetos aprovados no Edital “Helen Khoury: apoio à difusão e à popularização da Ciência”, fomentado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

O resultado final da seleção foi divulgado nesta sexta-feira (12), em meio a um total de 39 projetos selecionados que vão ser realizados em todo o estado de Pernambuco. Para o Gestor de Extensão do IFPE Palmares, Claubério Nascimento, os projetos vão gerar parcerias importantes com as escolas envolvidas, fortalecendo ainda mais o movimento em prol da ciência e  da divulgação científica.

Quais são os projetos do campus?

O primeiro projeto se chama “Ciência em Movimento: Feiras Regionais de Divulgação Científica na Mata Sul” e vai ser coordenado pelo professor Adriano França, com a participação dos professores Thiago Valentim, Claubério Nascimento, Rosa Vasconcelos, Verlaynne Rocha, Josiel Cunha e Diogo Lopes. A ação irá receber uma verba de R$ 40 mil e será realizada em três escolas: Escola de Referência em Ensino Médio João Vicente de Queiroz, no município de Água Preta; na Escola Estadual Professora Galtemir Lins, em Palmares, e no próprio campus do IFPE em Palmares.

O projeto “Ciência em Movimento” busca funcionar como um catalisador regional para a divulgação científica, criando um espaço de intercâmbio de conhecimento e popularizar a ciência não só entre os estudantes da escola parceira, mas também atraindo a comunidade do entorno, desmistificando a ciência e mostrando como ela está presente no dia a dia.  “Vamos realizar feiras e ações formativas como programação com kits Arduino, modelagem 3D e corte a laser”, relata Adriano. “Nosso objetivo é despertar curiosidade, criatividade e pensamento investigativo, incentivando vocações científicas e tecnológicas em uma região com muitas desigualdades educacionais e sociais”.

Por sua vez, o segundo projeto, “Jovens Cientistas em Ação: da Teoria ao Experimento em Feiras de Ciência”, será liderado pelo professor Josiel Cunha. Integram a equipe os professores David Ribeiro, Hélio Bentzen, Verlaynne Rocha, Sionise Gomes e Adriano França. “A proposta se disponibiliza a preparar instituições de ensino estaduais e municipais a usar a cultura maker para construir experiências científicas e apresentá-las em feiras de ciências”, conta Josiel.

Ele destaca que o projeto terá um impacto profundo e descentralizado, pois leva a cultura científica diretamente para o ambiente escolar em diferentes realidades do estado. “Ao capacitar estudantes e professores para desenvolverem projetos desde a teoria até a experimentação prática, a iniciativa estimula o protagonismo juvenil, desperta vocações para a ciência e tecnologia e fortalece o ensino de ciências na educação básica, culminando na realização de feiras que dão visibilidade ao talento dos jovens cientistas”, afirma.

O “Jovens Cientistas em Ação” foi contemplado com um aporte de R$ 200 mil e será implementado inicialmente em escolas das Regiões de Desenvolvimento (RDs) da Mata Sul, Sertão do Pajeú e Agreste Meridional. As escolas parceiras serão a Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Pedro Afonso de Medeiros, em Palmares; a Escola Estadual Instituto Presbiteriano de Heliópolis, em Garanhuns; e um total de nove escolas do município de Afogados de Ingazeira, representadas pela responsável legal da Secretaria de Educação do município.

Sobre o Edital Helen Khoury

A iniciativa do governo de Pernambuco presta homenagem a Helen Khoury, cientista de renome internacional falecida em 02/02/2025. Helen foi uma referência na área nuclear do Brasil, e também idealizou e coordenou o Museu de Ciências Nucleares da UFPE, uma ação pioneira na divulgação científica e tecnológica.

De acordo com o site oficial da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), o Edital “Helen Khoury: apoio à difusão e à popularização da Ciência” tem como objetivo promover atividades públicas, de temática livre, que estimulem a ciência, a tecnologia e a inovação, aproximando esses campos do cotidiano da população e incentivando a busca pelo conhecimento. A chamada também incentiva a interiorização das ações de difusão e popularização da ciência, de modo a ampliar seu alcance no território pernambucano, especialmente em regiões onde essas atividades ainda são menos frequentes.

O edital previa um investimento inicial de R$ 1,2 milhão, oriundo do Tesouro Estadual, para a execução de projetos voltados à disseminação do conhecimento científico. No entanto, a alta demanda qualificada de propostas resultou em um aporte adicional do Governo de Pernambuco no valor de R$ 2,4 milhões, totalizando R$ 3,6 milhões. Ao todo, foram recomendadas 13 propostas na Faixa A (com recursos de até R$ 200 mil cada) e 26 propostas na Faixa B (com até R$ 40 mil cada).

>> Confira o resultado final do Edital Helen Khoury no site oficial da Facepe

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