Início do conteúdo

IFPE Palmares marca presença no I Seminário do Proeja Fundamental, realizado no Recife

Evento aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, com o tema “Educação e Trabalho: experiências, caminhos e parcerias na EJA-EPT Fundamental”


Nestas quarta e quinta-feira (24 e 25), aconteceu o I Seminário do Proeja Fundamental, no auditório do IFPE Recife. O Proeja Fundamental iniciou no IFPE no segundo semestre de 2024, sendo implementado em oito dos 16 campi da instituição: Afogados da Ingazeira, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Palmares e Vitória de Santo Antão. A iniciativa busca fortalecer os compromissos com o acesso, a permanência e o êxito de jovens e adultos nas escolas.

O evento tem como tema “Educação e Trabalho: experiências, caminhos e parcerias na EJA-EPT Fundamental” e acontece nos dias 24 e 25 de setembro, no IFPE Recife. “Todos os que trabalham com a educação de jovens e adultos sabem que é um desafio. Temos muito o que crescer ainda. Precisamos cada vez mais incluir as pessoas neste programa, cumprindo assim um dos objetivos primordiais dos institutos federais”, ressaltou o reitor José Carlos em sua fala durante a abertura do evento. “Que a gente possa colher frutos importantes a partir deste seminário”, acrescentou.

Também no momento da abertura, estiveram presentes o diretor geral do Campus Recife, Fábio Nicácio, a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Prefeitura do Recife, Ana Coelho Selva, a pró-reitora de Ensino do IFPE, Magadã Marinho Lira, a coordenadora geral do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no IFPE, Laura Jorge Cavalcanti, e o vice coordenador do Proeja no IFPE, Emílio Vieira de Sousa.

Lucas Freitas apresentou sua fala durante painel com experiências dos diversos campi

Participação do IFPE Palmares

Na tarde do dia 24, nosso servidor Lucas Freitas esteve no IFPE Recife apresentando sua vivência “A interpessoalidade como fator de permanência na educação de jovens e adultos”, sendo bastante aplaudido. A também servidora do Campus Palmares Karina Moura participou da organização do evento, dando suporte nas inscrições e atendimento presencial aos participantes, junto com representantes dos vários campi.

Na plateia, marcaram presença os professores David Ribeiro e Teófilo Viturino, a jornalista Mariana Mesquita e os estudantes do Ensino Médio Edvaldo Luiz (turma A3), Ingrid Vitória (turma C2) e Ketsoanny Nathielly (turma A2). Estes últimos vibraram especialmente com a apresentação cultural que abriu o evento: o grupo Pinga Coco, de Igarassu, que realiza oficinas e atividades de valorização do coco de roda, uma manifestação da cultura popular presente no litoral norte de Pernambuco.

Fim do conteúdo