Notícias
IFPE Palmares brilha na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT)
Três alunos do campus apresentaram projetos. Outras seis equipes de estudantes de vários campi do IFPE também estiveram no evento
O IFPE Palmares marcou presença na 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), evento que aconteceu entre os dias 7 e 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). Duas equipes do IFPE Palmares apresentaram trabalhos, e outros estudantes dos campi Recife, Olinda, Garanhuns, Caruaru e Igarassu também representaram nosso Instituto.
Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o evento tem como objetivo valorizar e divulgar a educação profissional e tecnológica em todo o país. A SNEPT teve o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, e foi realizada em paralelo ao Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria (Curicaca), organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A realização simultânea dos eventos buscou promover o intercâmbio de ações entre a Educação Profissional e Tecnológica e o setor industrial brasileiro.
Todos os projetos ficaram expostos durante os eventos, sendo apreciados pelas delegações de outras instituições participantes e por estudantes e professores de escolas públicas e privadas do Distrito Federal, além dos participantes do Festival Curicaca.
IFPE Palmares presente!
Três estudantes do nosso campus participaram dos eventos. Marcos Vinicius Vitor de Moraes apresentou o projeto “Sistema Inteligente de Monitoramento de Pacientes com IoT e ML em Ambientes Hospitalares”, com orientação do professor Thiago Valentim. Já o professor Josiel Cunha orientou Ana Clara Silva de Menezes e Ericlécio Thiago Morais de Araújo no projeto “Manas Makers – Do Lixo ao Lucro: Inclusão e Inovação na Cultura Maker”.
“A participação dos nossos alunos foi muito enriquecedora. O projeto Manas Maker tem como objetivo promover a inclusão e o empreendedorismo entre mulheres, sejam elas cis ou trans. Por meio da cultura maker, elas conseguem perceber que o mercado de trabalho pode ser mais amplo e cheio de possibilidades”, conta Josiel. Ele acrescenta que, durante a feira, o projeto teve grande destaque, principalmente pelos produtos criativos que foram desenvolvidos. “Houve muita procura e interesse do público, o que reforça a importância da iniciativa. Além disso, o projeto se destaca pelo baixo custo de produção, já que utiliza sobras de MDF e acrílico, que são materiais reaproveitados de outros trabalhos realizados no espaço maker. Essa característica mostra que é possível inovar e empreender de forma sustentável”, avalia.
O professor Thiago Valentim também está feliz com os resultados da apresentação de seu orientando Marcos Vinicius durante a SNEPT. “Esse projeto fortalece a divulgação da ciência produzida no IFPE Palmares e foi selecionado por processo interno institucional. Ele apresenta resultados que geram impacto real na nossa região, inspirando novos estudantes. Acredito que é um reconhecimento do mérito acadêmico e da relevância dos projetos desenvolvidos no campus”, destaca.

Ana Clara apresenta produtos criados no projeto Mana Makers
Estudantes do IFPE Palmares participaram do Festival Curicaca

Registro dos estudantes do IFPE Palmares com o reitor José Carlos de Sá
Outras delegações do IFPE
O IFPE esteve representado na SNEPT e no Festivel Curicaca pelo reitor José Carlos de Sá, pelo diretor de Pesquisa da Propesq, Flavio Albuquerque; por Rômulo Araújo (docente do IFPE Recife) e por Maria Aparecida Cruz (assistente administrativa da Diretoria de Assistência ao Estudante/Reitoria).
Veja os projetos que o IFPE levou para Brasília:
- Joyce Kelle Cordeiro da Silva e Mariana Neves Tavares campus Igarassu) – Oficinas de Simulação Computacional de Pandemias como Ferramenta de Popularização da Ciência e Formação Cidadã (Orientador: Allan Diego Lima)
- Marcos Vinicius Vitor de Moraes (campus Palmares) – Sistema Inteligente de Monitoramento de Pacientes com IoT e ML em Ambientes Hospitalares (Orientador: Thiago Valentim Bezerra)
- Ian Ribeiro Nascimento e Fábio Guilherme de Andrade Soares (campus Caruaru) – Desbravando a Cultura Maker: Iniciação Tecnológica para Estudantes do Ensino Básico (Orientador: Alexander Patrick Chaves de Sena)
- Tayza Aicram do Nascimento de Andrade Arruda (campus Olinda) – Arte para cego ver (Orientadora: Luciene Pontes)
- Edlley Ayslan Barbosa Azevedo (campus Garanhuns) – Sistema de Monitoramento da Qualidade da Energia Elétrica Gerada pela Usina Solar do IFPE Campus Garanhuns (Orientador: Edson Ramalho)
- Edson Jorge Silva de Carvalho Filho (campus Recife) – ModularSys – Sistema Telemétrico Dinâmico Autônomo Modular para Monitoramento, Controle e Automação (Orientador: Rômulo Araújo)
- Ana Clara Silva de Menezes e Ericlécio Thiago Morais de Araújo (campus Palmares) – Manas Makers – Do Lixo ao Lucro: Inclusão e Inovação na Cultura Maker (Orientador: Josiel da Cunha)
- Breno do Nascimento Santos e Júlio Felipe da Silva Júnior (campus Recife) – Synesthesia Vision (Orientadora: Aida Araújo)
Comitiva integrada por representantes de diversos campi do IFPE