Início do conteúdo

Feira de Ciências e Inovação de Palmares premia escolas de toda a região

Evento organizado pelo IFPE Palmares integra o projeto “Ciência em Movimento: Feiras Regionais de Divulgação Científica na Mata Sul”


A segunda edição da Feira de Ciências e Inovação de Palmares, realizada pelo IFPE Campus Palmares, ocorreu entre os dias 04 e 05 de novembro.

O evento foi dividido em duas categorias: Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) e Ensino Médio. Os grupos, formados por professor (a) orientador (a) e até três estudantes, apresentaram diversos projetos inovadores.

Temas e Participação

Os trabalhos abordaram temas variados, como:
– Educação financeira.
– Práticas sustentáveis.
– Experimentos de química.
– Modelagem 2D e 3D.
– Uso de Arduino em detecções de riscos, qualidade de vida e racionamento de água sustentável.
– Uso de jogos no aprendizado.

Cerca de 40 projetos foram apresentados, envolvendo aproximadamente 160 expositores, incluindo orientadores e alunos, de diversas cidades da região: Palmares, Água Preta, Joaquim Nabuco, São José da Coroa Grande, Barreiros e Belém de Maria.

A professora Mônica Alves destacou que “o evento é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e aprender novos”. A professora Jakline complementou, dizendo que “o evento foi um sucesso e destaca a relevância dos trabalhos apresentados”.

Confira abaixo os resultados da mostra competitiva:

– Campeões do Ensino Fundamental II

–  Campeões do Ensino Médio


Objetivos e Estrutura do Projeto

O objetivo geral do projeto é despertar o interesse de estudantes da educação básica por ciências, tecnologia e inovação por meio de feiras e atividades formativas. O projeto utiliza ferramentas como kits Arduino, modelagem 3D e corte a laser, visando fomentar a curiosidade, a criatividade e o pensamento investigativo.

Os Objetivos Específicos concentram-se em:
– Promover a integração e o trabalho colaborativo entre os alunos na criação de projetos
científicos.
– Oferecer preparo técnico por meio de oficinas e minicursos.
– Popularizar o conhecimento em C, T & I (Ciência, Tecnologia e Inovação) nas escolas.
– Criar espaços de diálogo e aprendizado mútuo que valorizem o protagonismo juvenil.
– Estimular o uso prático de tecnologias educacionais como ferramentas de iniciação científica e expressão criativa.

O público-alvo são docentes, servidores escolares e estudantes municipais, estaduais, federais e particulares da cidade de Palmares e região.

A feira integra o projeto “Ciência em Movimento: Feiras Regionais de Divulgação Científica na Mata Sul”, aprovado no edital 22/2025-FACEPE HELEN KHOURY: APOIO À DIFUSÃO E À
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. O projeto foi coordenado pelo professor Adriano França e conta com os bolsistas Darlan Francisco Lopes, Alisson Ricardo Brito do Nascimento, além das voluntárias Bruna Roberta da Silva e Andresa da Silva Pereira de Almeida.

Fim do conteúdo