Notícias
IFPE Palmares abre inscrições para Curso de Extensão em Inteligência Artificial na Produção Acadêmica
O curso será voltado exclusivamente para estudantes de graduação ou pós-graduação do curso de Serviço Social da UPE
Nesta segunda feira (04), o IFPE Palmares publicou o Edital CPMR/IFPE Nº 8/2026, que declara abertas as inscrições para o Curso de Extensão em Inteligência Artificial na Produção Acadêmica. O curso será voltado exclusivamente para o público externo, mais precisamente estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Pernambuco (UPE) do curso de Serviço Social. Serão ofertadas 30 vagas e as inscrições ocorrerão exclusivamente de forma online, no período de 04 a 05 de maio de 2026, conforme o cronograma exposto no Edital. O curso será presencial e gratuito, e vai acontecer no dia 18/05/2026. no campus do IFPE Palmares. Não é preciso ter conhecimento prévio avançado em Inteligência Artificial.
Os(as) candidatos(as) precisam possuir comprovante de matrícula ativo na UPE, CPF válido, e-mail ativo e acesso a notebook, tablet ou smartphone com conexão à internet para realização das atividades práticas.
Os(as) aprovados(as) vão compor turma única, com realização das atividades em um único encontro presencial, no turno da tarde. Em caso de desistências anteriores à data do curso, poderão ser
convocados(as) candidatos(as) constantes na lista de espera.
DO PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se exclusivamente ao público externo, compreendendo estudantes de graduação ou pós-graduação regularmente matriculados na Universidade de Pernambuco (UPE), com foco nas áreas de Serviço Social.
DAS VAGAS
Serão ofertadas 30 vagas, compondo uma única turma. As atividades serão realizadas em único encontro presencial, no turno da tarde.
O quantitativo de vagas visa assegurar melhor aproveitamento das atividades práticas e acompanhamento adequado dos(as) participantes.
Em caso de desistências anteriores à data do curso, poderão ser convocados(as) candidatos(as) constantes na lista de espera.
DAS INSCRIÇÕES
As inscrições ocorrerão exclusivamente de forma online, no período de 04 a 05 de maio de 2026, conforme cronograma previsto no Edital.
Os(as) interessados(as) deverão preencher o formulário eletrônico e anexar o comprovante de vínculo com a UPE por meio deste link.
As inscrições e o curso em si são gratuitos.
DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
A classificação dos(as) candidatos(as) obedecerá à ordem de inscrição, condicionada à validação do vínculo com a UPE, até o limite de vagas. Será constituída lista de espera para eventual convocação em caso de desistência.
DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O resultado será divulgado no dia 08/05/2026 no sítio oficial e nas redes sociais do IFPE, bem como nos murais institucionais.
Caberá interposição de recurso conforme período estabelecido no cronograma.
Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail jovens.cientistas@palmares.ifpe.edu.br
DAS AULAS
O curso “Inteligência Artificial na Produção Acadêmica” possui carga horária total de 8 (oito) horas, a serem cumpridas integralmente em um único dia.
- Data: 18 de maio de 2026 (segunda-feira).
- Horário: 13h às 21h.
- IFPE – Campus Palmares.
Lembramos que durante as atividades os participantes utilizarão seus próprios dispositivos para acesso às ferramentas de IA generativa.
DA METODOLOGIA
O curso adotará abordagem teórico-prática, contemplando:
- Exposição dialogada: apresentação de conceitos, limites éticos e epistemológicos do uso de IA na produção acadêmica
- Atividades práticas: elaboração e refinamento de comandos (prompts) para planejamento de artigos, relatórios e projetos, com foco em Serviço Social.
DA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Receberão certificado de 8 (oito) horas os participantes que obtiverem frequência integral (100%) no encontro presencial e realizarem as atividades práticas propostas.
Por se tratar de curso de encontro único, não fará jus ao certificado o participante que não comparecer ao encontro presencial ou se atrasar de forma injustificada, comprometendo a carga horária mínima.