Notícias
Aluna egressa do IFPE Palmares é aprovada no mestrado em Ciência da Computação da UFPE
Aos 20 anos e recém formada no curso de ADS, Maria Fernanda começa as aulas no Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco no dia 08 de setembro
Maria Fernanda Sales, de 20 anos, vai começar no próximo dia 8 de setembro uma nova etapa acadêmica. Aluna da primeira turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFPE Palmares, ela foi aprovada no mestrado em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Foram 116 finalistas de todo o país, e 76 concorrentes aprovados. Maria Fernanda ficou na 60ª posição, e esta não é uma vitória pequena: o CIN é um dos mais renomados centros de ensino e pesquisa em computação da América Latina, sendo mundialmente reconhecido por sua qualidade. O CIN também deu origem a diversas empresas de sucesso, que começaram como startups. Passar pelo centro, portanto, representa uma enorme oportunidade para a carreira de um estudante.
As aulas são presenciais e Maria Fernanda, que sempre morou em Palmares, está de mudança para o Recife. Ela será orientada por sua xará, a professora Fernanda Madeiral Delfim, que pesquisa na área de engenharia de software e linguagens de programação. “Meu projeto de pesquisa foi intitulado ‘Babel: um dataset de violações de regras de codificação detectadas por linters em múltiplas linguagens de programação'”, conta Maria Fernanda. “Estou muito ansiosa e animada por essa nova etapa da minha vida e espero colher bons frutos e aproveitar todas as chances de crescer que aparecerem”.

Alunos da primeira turma do curso de ADS do IFPE Palmares
Mais uma conquista
Maria Fernanda também foi aprovada na Latin American School in Software Engineering (Latam) e irá participar do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), que neste ano acontecerá no Recife. “A Latam School é uma escola acadêmica internacional voltada para estudantes e jovens pesquisadores da América Latina que atuam com engenharia de software, e no congresso eu vou apresentar uma versão mais curta do meu projeto. Vai ser bom para trocar experiências e fazer networking”, diz ela.
Campus Palmares foi ponto de partida
“O IFPE foi minha primeira casa, o lugar onde conheci esse mundo da tecnologia”, relembra Maria Fernanda. “Cheguei no campus Palmares sem saber de nada relacionado a programação, e saio com vontade de mais!”, afirma, “Eu nunca tinha tido contato com essa área e só entrei no curso porque minha mãe viu uma placa divulgando que estavam abrindo esse curso superior. Eu não sabia nem que havia o IFPE em Palmares”, ri.
Membro da primeira turma de ADS do campus Palmares, iniciada no segundo semestre de 2022, Fernanda acabou de defender seu trabalho de conclusão de curso. O TCC foi orientado pela professora Verlaynne Rocha e foi intitulado ‘Evasão acadêmica em cursos de tecnologia da informação no IFPE: uma análise de sobrevivência”.
No IFPE, Fernanda fez contatos e amizades que quer levar para o resto da vida e desenvolveu a vontade de aprofundar seus conhecimentos. “Optei pelo mestrado porque não queria encerrar minha jornada acadêmica agora. Sou grata ao IFPE e estou preparando minha mudança para a UFPE, minha nova casa”.

Maria Fernanda e colegas pioneiros em ADS no IFPE Palmares

Memórias do período de graduação
Maria Fernanda diz que nunca havia tido contato com tecnologia