Estudantes desenvolvem aplicativo de apoio ao aprendizado de Suporte em Informática

Ferramenta foi desenvolvida nas aulas de Montagem e Manutenção de Computadores de curso do Campus Palmares

Estudantes de Manutenção e Suporte em Informática do Campus Palmares comemoram o desenvolvimento de um aplicativo que servirá de ferramenta para facilitar o ensino-aprendizagem nas disciplinas do curso.

O aplicativo, desenvolvido sob a coordenação do professor Carlo Marcelo Revoredo, da disciplina de Montagem e Manutenção de Computadores II, foi criado na primeira unidade do segundo semestre, e contou com a participação de toda a turma que se dividiu em grupos para elaborar problemas e desafiar os demais colegas a solucioná-los.

O aplicativo tem como base a junção das metodologias Problem Based Learning (PBL) e Gamefication, o que proporcionou uma didática baseada em cenários de problemas do mundo real, além de utilizar uma abordagem lúdica, com desafios e níveis de dificuldade graduais durante o aprendizado. “O ManSIApp visa desenvolver o ensino e aprendizagem dos alunos que cursam nossas disciplinas relacionadas a montagem e manutenção de computadores”, afirmou o docente responsável.

Revoredo explica que, a princípio, a iniciativa tinha o intuito de ser apenas uma atividade em sala de aula para estimular o senso crítico dos alunos de MSI3. Através integração dos estudantes e dos resultados obtidos, o professor percebeu que o aplicativo poderia ser disponibilizado, gratuitamente, para qualquer interessado. “Uma vez que estamos utilizando tecnologia emergente e onipresente como o smartphone, o aplicativo poderá receber melhorias contínuas através de atualizações no aplicativo”, enfatizou.

Para quem se interessar em conhecer mais o ManSIApp ou  baixar o aplicativo, o mesmo se encontra disponível no Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=app.mobile.ifpe.edu.br.msiapp

Confira depoimentos de alguns estudantes envolvidos no projeto:

O aplicativo proporciona um maior conhecimento não apenas pelo seu resultado final, mas também todo o processo relativo a elaboração e desenvolvimento em sala de aula. Foi como sair da caixa da rotina de aulas e trazer mais estimulo para nossa aprendizagem e aperfeiçoamento em manutenção e suporte. (Izabela Cristina – MSI3 Manhã)

O aplicativo trouxe uma nova experiência na qual desenvolvemos juntos uma sequência de problemas e soluções já vistos em sala, fixando ainda mais o conteúdo. A experiência foi bastante produtiva, fiquei muito feliz por participar dessa atividade. (Fabiele Angela – MSI3 Manhã)

Através do aplicativo é possível tirar dúvidas e colocar em prática alguns conhecimentos adquiridos durante o curso. As questões abordam conceitos importantes e estimulam nosso senso crítico para diversos problemas. (Adriana Paula – MSI3 Tarde)

O aplicativo é uma ótima ferramenta para aprender de forma didática e lúdica conceitos de manutenção de computadores. Além de por em prática o aluno no que diz respeito aos problemas do mundo real. (Sandro Silva – MSI3 Tarde)