Notícias
IFPE abre inscrições para o curso de extensão “De Terreiro Pra Terreiro”
As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até o dia 02/01/2026
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), através do programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais, torna pública a abertura de inscrições para o curso de extensão “De Terreiro Pra Terreiro”. Com foco em poéticas, dança, musicalidade e geografias negras, o curso busca fortalecer o estudo das múltiplas dimensões do Terreiro como matriz de saber e ação.
A formação é gratuita e destinada a pessoas vinculadas a comunidades tradicionais, educadores populares, ativistas e/ou profissionais da educação básica interessados na aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.
Inscrições e Vagas: As inscrições devem ser realizadas no período de 23 a 29 de dezembro de 2025, exclusivamente via formulário eletrônico.
>> Clique aqui para se inscrever gratuitamente
Vagas: 25 (sendo 50% reservadas para membros de comunidades protagonistas).
A seleção será feita com base no atendimento aos perfis descritos no edital e na análise da carta de intenção preenchida no formulário.
Estrutura do Curso: O curso possui carga horária de 60 horas e será realizado na modalidade semipresencial, com encontros presenciais aos sábados em territórios de tradição localizados em Camaragibe (3 encontros), Tracunhaém (1) e Recife (1).
Encontros Presenciais Previstos: (28/02/2026; 07/03/2026; 14/03/2026; 21/03/2026; 28/03/2026), nos locais: Canto das Memórias do Mestre Zé Negão, Camaragibe-PE (3); Sítio Malokambo, Tracunhaém-PE (1); Ilê Obá Aganjú Okoloyá, Recife-PE (1);
Eixo Temático: Saberes Tradicionais Afro-brasileiros (Memórias e Oralidade).
Assistência Estudantil: Os selecionados receberão uma bolsa de apoio no valor total de R$ 600,00 (dividida em três parcelas de R$ 200,00).
Documentação Necessária: No ato da inscrição, o candidato deve anexar:
Cópia do RG;
Comprovante de vínculo (ou autodeclaração) com comunidades de terreiro/tradicionais OU comprovante de atuação na educação/movimento social/licenciatura.
Cronograma
Inscrições: prorrogadas até 02/01/2026
Resultado: 05/01/2026
Início das aulas: 28 de fevereiro de 2026