IFPE Campus Palmares lança edital para seleção de tutores de pares bolsistas

Programa visa acompanhar estudantes vinculados ao Napne ou instâncias equivalentes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) do Campus Palmares lançou  para a Seleção de Tutores de Pares Bolsistas. A iniciativa integra o Programa de Tutoria de Pares e tem como objetivo acompanhar estudantes vinculados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (Napne) ou instâncias equivalentes.

As vagas estão abertas aos regularmente matriculados nos cursos de nível médio integrado, subsequentes e superiores do Campus. Os candidatos interessados devem se inscrever por meio do e-mail institucional, seguindo as orientações detalhadas no edital. As inscrições serão realizadas de forma online no período de 19 a 26/04.

A tutoria de pares é uma atividade acadêmica na qual um estudante tutor auxilia outro tutorado, utilizando estratégias pedagógicas específicas para contribuir com o desenvolvimento de competências educacionais, sociais e interpessoais. Destinada a promover equidade, permanência e êxito no espaço educacional, a seleção visa estimular a autonomia dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, bem como fortalecer seus vínculos com a vida acadêmica.

As vagas para tutoria remunerada (com bolsa) serão distribuídas conforme a necessidade específica do tutorado, com carga horária de 10 horas semanais. O início das atividades está previsto para maio de 2024, e a vigência da tutoria será de um semestre letivo, podendo ser prorrogada.

O processo seletivo compreenderá duas etapas: análise do histórico escolar e entrevista conduzida por uma banca de seleção.

Para mais informações acesse o edital