Início do conteúdo

IFPE Palmares participa da VII Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) 2025, no Paraná

IFPE enviou 17 representantes, com estudantes dos campi Recife, Afogados da Ingazeira, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Pesqueira, Garanhuns, Belo Jardim, Vitória de Santo Antão e Palmares


O IFPE Palmares participou da VII Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) 2025, cuja segunda fase aconteceu presencialmente com grande destaque entre os dias 21 e 23 de novembro. O evento foi realizado no Instituto Federal do Paraná (IFPR), no campus do município de Irati.

Dentre os 450 melhores estudantes de matemática de todos os campi da Rede Federal de Ensino do Brasil, 17 foram do IFPE, representando os campi Recife, Afogados da Ingazeira, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Pesqueira, Garanhuns, Belo Jardim, Vitória de Santo Antão e Palmares.  Nosso campus Palmares foi representado por Matheus Maurício Ramos, estudante do Ensino Médio Integrado com Informática para Internet, que viajou acompanhado pelo professor de matemática Teófilo Viturino, que também é nosso Diretor de Ensino.

O IFPE garantiu duas medalhas e três menções honrosas: Frankilin (Recife) trouxe a prata; Sarah (Caruaru) ficou com o bronze; e Efraim (Jabotão), Lucas (Paulista) e Elias (Pesqueira) foram agraciados com as menções. Para Teófilo Viturino, “todos os alunos participantes já foram vencedores por estarem participando dessa competição de altíssimo nível”.  “A importância da OMIF reside não apenas na competição, mas também na promoção do interesse pela matemática, incentivo ao estudo e à pesquisa, além da integração de estudantes e professores da rede federal em um ambiente de troca enriquecedora de conhecimentos”, acrescentou.

O evento da segunda fase foi composto por uma prova com questões abertas, nas quais os alunos precisaram justificar detalhadamente suas soluções, valorizando a redação matemática. Além da prova, o encontro em Irati incluiu palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais ao longo dos três dias, proporcionando uma programação ampla e dinâmica. A organização do evento foi um esforço conjunto entre o IFPR, a prefeitura local, parceiros comunitários e a comissão nacional da OMIF, destacando a relevância de trazer eventos desse porte para regiões que valorizam a Educação e a Ciência.

“Um ponto de destaque vai para o fato de que apenas os melhores estudantes de todas as escolas federais se classificam para essa segunda fase, fazendo dela uma verdadeira mostra de talentos do país. Isso valoriza a olimpíada como um momento de reconhecimento do mérito acadêmico dos alunos, que representam o ápice do desempenho matemático em suas instituições”, analisou Teófilo Viturino. A realização da OMIF em Irati serviu também para colocar a cidade e o campus do IFPR no mapa nacional da educação, celebrando a matemática e o desenvolvimento científico-cultural das instituições federais no Brasil, reforçando a importância da Educação de alta qualidade, do compromisso com o ensino das ciências exatas e do potencial dos jovens talentos brasileiros, que buscam destacar-se na matemática e em suas futuras carreiras acadêmicas e profissionais.

Fim do conteúdo