Notícias
IFPE Palmares participa do lançamento da Agenda Líder 2025-2030
Iniciativa do Sebrae busca fortalecer setores como agronegócio, turismo, educação, ciência, inovação e comércio industrial da Mata Sul
O Instituto Federal de Pernambuco – Campus Palmares participou do lançamento da Agenda Líder 2025/2030 , promovida pelo SEBRAE .
A iniciativa busca fortalecer setores estratégicos da Mata Sul , como agronegócio, turismo, educação, ciência, inovação e comércio industrial , impulsionando o desenvolvimento sustentável da região.
A professora Verlaynne da Hora representou o campus entre os 39 líderes que contribuíram para a construção dessa agenda. Além disso, as equipes de pesquisa do IFPE realizaram projetos de inovação desenvolvidos por estudantes e professores, evidenciando a importância da ciência e da tecnologia para o crescimento regional.
Sobre a Agenda Líder 2025-2030
Criado pelo SEBRAE Nacional , o Programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) tem como objetivo mobilizar lideranças locais, otimizar recursos e fortalecer pequenos negócios . A construção da Agenda Líder 2025/2030 envolveu uma série de encontros que resultaram na formulação de estratégias específicas ao desenvolvimento da Mata Sul de Pernambuco , abrangendo municípios como Água Preta, Cortês, Escada, Gameleira, Catende, Palmares, Primavera, Ribeirão e Xexéu.
O plano estabelece metas concretas para educação, inovação, turismo e agronegócio , incluindo a criação de centros de inovação, capacitação de empreendedores, valorização do patrimônio cultural e incentivo ao uso de novas tecnologias no setor produtivo.
A participação do Campus Palmares reforça o papel da instituição na construção de um ecossistema de inovação , alinhado às estratégias do programa.
Entre as metas da agenda para a área de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação , destacam-se:
- Aprovação de editais anuais para captação de recursos na região;
- Desenvolvimento de projetos inovadores em parceria com instituições de ensino;
- Criação do Centro de Inovação da Mata Sul até 2025;
- Implantação do Selo de Produtos Sustentáveis da Mata Sul , promovendo boas práticas ambientais e produtivas.