IFPE Palmares realiza II Seminário de Educação Inclusiva de Palmares

Evento foi organizado por uma equipe multidisciplinar do campus, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Palmares)

No dia 12 de abril, o campus sediou o II Seminário de Educação Inclusiva de Palmares. O evento foi organizado pela Divisão de Políticas Inclusivas (DPIN) do IFPE Palmares, juntamente a Coordenação de Eventos e uma equipe multidisciplinar do campus, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Palmares).

O seminário foi gratuito e aberto ao público, com atividades pela manhã (palestras) e à tarde (oficinas), indo das 8h30 às 16h30, com o objetivo de proporcionar maior acesso ao debate a respeito da Educação Inclusiva e criando um ambiente de troca de saberes entre as instituições de ensino, pessoas com deficiência e suas famílias e a comunidade em geral.

O encontro contou com 170 inscritos, entre docentes e outros profissionais do setor da Educação da Mata Sul, pessoas com deficiência e seus familiares e público em geral. “Foi bastante significativo, pois conseguimos trazer pessoas de vários municípios da região da Mata Sul, como Barreiros, Belém de Maria, Catende, Joaquim Nabuco e Água Preta, entre outros”, conta a coordenadora de Políticas Inclusivas do IFPE Palmares, Amanda Cibele Oliveira.

Ela ressalta a presença tanto de representantes de escolas públicas como particulares. “Vieram gestores, muitos professores, pessoas realmente interessadas em aprender, ainda mais diante do fato que esta região ainda é um pouco carente desta discussão”, pontua.

Nesta segunda edição, o número de participantes foi bem maior do que em 2022. “A gente percebe que há um aumento no interesse e na vontade dos presentes de aprender , de buscar conhecimento em relação a estas questões e às demandas de pessoas com necessidades específicas”, conta Amanda. “É nítido o desejo de se qualificar para atender melhor aos estudantes. Inclusive, ao final do evento, muitos vieram pedir que da próxima vez o seminário aconteça ao longo de um período maior, para que haja mais tempo para as discussões e vivências e que as oficinas sejam transformadas em minicursos com maior carga horária”, acrescenta.

Amanda Cibele destaca que o seminário já rendeu parcerias com outras instituições, que procuraram o IFPE Palmares para propor ações conjuntas e ampliar o trabalho realizado. Além disso, o evento gerou uma maior visibilidade para o campus, que mudou há pouco tempo para sua sede definitiva. “O seminário funcionou como uma espécie de apresentação oficial do campus para a comunidade escolar da Mata Sul, pois muitos ainda não conheciam nossa estrutura e saíram daqui encantados com o espaço e as discussões realizadas”, finaliza.