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IFPE Palmares realiza processo seletivo para professor(a) externo(a) do Programa Mulheres Mil
Vagas da seleção são exclusivas para profissionais que não sejam servidores do IFPE
O IFPE Palmares publicou o CPMR/IFPE Nº 15/2025, que trata do Processo Seletivo Simplificado para o encargo de professor (a) do Curso de Microeempreendedora Individual, no âmbito do Programa Mulheres Mil. O edital é voltado para o público externo, ou seja, é exclusivo para aqueles que não forem servidores ativos ou inativos do IFPE e que sejam profissionais com capacidade técnica comprovada e formação adequada para o desempenho das atribuições do cargo.
>> Veja aqui o Edital CPMR/IFPE Nº 15/2025
>> Acesse o formulário de inscrição
>> Confira o resultado preliminar do processo seletivo
>> Veja o resultado final do processo seletivo *** não houve apresentação de recurso
O Programa Mulheres Mil é uma linha de fomento destinada a criar vagas em cursos de qualificação profissional na modalidade presencial e voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O Processo Seletivo Público Simplificado vai selecionar profissionais de Nível Técnico e Superior interessados em desempenhar o encargo de Professor(a) nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC’s) conforme áreas definidas no Anexo I e com previsão de turmas, horários, turnos e cronograma conforme Anexo VI do Edital. A seleção se dará por meio de avaliação curricular, de acordo com os critérios estabelecidos no Anexo III. Para efeito deste processo seletivo não haverá cobrança de taxa de inscrição.
Para participar, é preciso:
a) Atender aos requisitos mínimos exigidos, presentes no Anexo I do Edital;
b) Ter disponibilidade de até 16 horas semanais para dedicação ao Programa Mulheres Mil;
c) Ter horário disponível para ministrar aulas no Programa Mulheres Mil, de acordo com o cronograma dos cursos ofertados no Campus Palmares e no local fixado no Anexo II
Os profissionais selecionados para atuar na linha de fomento Mulheres Mil serão remunerados com o valor de R$ 50 por hora/aula de 60 minutos. A Pessoa Física contratada deverá apresentar nota fiscal de serviço, conforme a legislação municipal da cidade onde as aulas foram ministradas, referente ao fornecimento dos serviços e componentes curriculares, de acordo com a carga horária. Os encargos serão preenchidos conforme a necessidade de execução do programa Programa Mulheres Mil, no exercício 2025.
Das inscrições
A inscrição será realizada em uma única etapa, exclusivamente por meio eletrônico, através deste formulário. O(a) candidato(a) deverá acessar o link e realizar sua inscrição anexando todos os documentos comprobatórios no período das 0h00 do dia 09/09/2025 às 23h59min do dia 10/09/2025.
Os documentos que devem ser obrigatoriamente apresentados (anexados no formato PDF) e preenchidos no ato da inscrição são:
a. Ficha de inscrição preenchida no próprio sistema;
b. Currículo resumido (conforme Anexo IV) com, no máximo, duas laudas, acompanhado de comprovação de experiência profissional;
c. Cópia de RG;
d. Cópia de CPF;
e. Comprovante de votação das duas últimas eleições ou certidão de quitação eleitoral, emitida nos últimos 30 dias.
f. Comprovante de quitação com serviço militar, para o caso de candidatos do gênero masculino.
g. Cópias comprobatórias das titulações acadêmicas e experiências profissionais, conforme Anexo III;
h. Termo de Responsabilidade nos termos do Anexo V
O(a) candidato(a) poderá se inscrever em até dois códigos distintos.
Não será admitida complementação de documentação fora do prazo fixado para inscrição
Não serão aceitos documentos ou formulários impressos, devendo todos os documentos serem anexados durante o ato de inscrição no próprio sistema.
A comissão de avaliação designada para o processo seletivo poderá solicitar do(a) candidato(a) a apresentação e comprovação de documentos que venham a trazer dúvidas durante o processo de seleção, ficando sua aprovação no certame pendente. Caso o(a) candidato(a) não apresente os documentos solicitados no prazo de um dia, o mesmo perderá os pontos auferidos àquele(s) item(ns).
Das vagas
As vagas/disciplinas do encargo de PROFESSOR dar-se-ão por área de formação e estão dispostas na tabela constante do Anexo I:
- “Cidadania, Relações de Gênero e Direitos das Mulheres e caminhos possíveis”, a ser ministrada por profissionais com Graduação em Serviço Social, Psicologia, Sociologia ou Direito, ou Graduação com pós nas áreas de Psicologia Social, Gênero, Direitos Sociais ou áreas afins.
- “Comunicação e Expressão: Práticas de produção textual e oralidade”, a ser ministrada por profissionais com Graduação em Letras ou Pedagogia, ou graduação com pós em Letras ou áreas
afins. - “Técnicas de Negociação”, a ser ministrada por profissionais com Graduação em Direito, Administração, Psicologia e áreas afins ou Graduação com Pós em Administração e/ou Empreendedorismo.
- “Plano de Negócios”, a ser ministrada por profissionais com Graduação em Administração e áreas afins ou Graduação com Pós em Administração e/ou Empreendedorismo ou áreas afins.
A classificação não caracteriza obrigatoriedade de contratação para a realização das atribuições pelo profissional e consequente percepção de bolsa, pois esta última dependerá da demanda de estudantes. Caso haja contratação, a carga horária semanal será definida pela Coordenação da linha de fomento Mulheres Mil no campus, de acordo com a demanda dos cursos a serem ofertados e respeitando a carga horária máxima estabelecida no Edital.
Resultados e recursos
A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do processo seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição.
Os resultados preliminares serão divulgados no dia 11/09/25, no endereço eletrônico do IFPE. Confira aqui!
O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado da etapa única (análise de currículo) poderá fazê-lo no próprio dia 11/09, através do e-mail mulheresmil@palmares.ifpe.edu.br
Os recursos seriam analisados e publicados até o dia 12/09/2025, mas não houve apresentação de recurso.
Veja aqui o resultado final.
Do exercício do encargo
Os encargos serão preenchidos conforme a necessidade de execução do programa Programa Mulheres Mil. O processo seletivo e a remuneração dos encargos estão condicionados ao quantitativo de turmas em execução do programa, no exercício 2025.